Alunos Online


A Lua

A Lua é um satélite natural da Terra, desde os primórdios ela tem despertado a curiosidade do homem em relação aos seus fenômenos e enigmas. Porém, a Lua recebeu o primeiro monitoramento somente no ano de 1.600 por Galileu, isso foi possível por causa da utilização de um microscópio. Passados quase 400 anos, a Lua recebeu uma sonda soviética. A mais importante observação lunar aconteceu em 1969, quando o homem pisou na superfície da lua pela primeira vez.

A Lua encontra-se a uma distância de 384 mil km do planeta Terra. Esse satélite possui 3.474,8 km de diâmetro no sentido equatorial e massa bastante inferior a do planeta Terra, cerca de 80 vezes menor.

Uma das particularidades da Lua é que ela não possui atmosfera, não detém gases e água, além disso, aquece a Terra. Quanto aos movimentos desenvolvidos por esse satélite, esses ocorrem da seguinte forma: rotação (movimento em torno de si mesma, no seu próprio eixo), para a realização total desse movimento são necessários 27 dias e 7 horas (terrestre), o movimento de translação, que corresponde ao giro que a Lua executa em torno da Terra, ao ser realizado gasta o mesmo tempo que o movimento anterior.

O satélite é visualizado da Terra a todo o momento e apresenta a mesma face.

As fases da Lua

No momento em que a Lua se estabelece no intervalo entre o Sol e a Terra, a parte que fica iluminada e que não pode ser visualizada é chamada de lua nova.

Passados sete dias ocorre o quarto crescente, período no qual a Lua, a Terra e o Sol formam um ângulo reto.

Após mais sete dias a Terra se estabelece no intervalo entre a Lua e o Sol, nesse momento o lado reluzente se encontra em direção à Terra, proporcionando o surgimento da lua cheia.

Depois de mais sete dias a Lua, a Terra e o Sol formam novamente um ângulo reto, a parte iluminada fica voltada para a Terra e forma a fase quarto minguante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A Lua embeleza as noites

A Lua embeleza as noites

Por: Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados