Alunos Online


Aerofotogrametria

A aerofotogrametria é a técnica de registro de imagens aéreas para a realização de estudos, auxílio em detalhamentos ou para a produção de mapas e cartas gráficas.

A aerofotogrametria é uma técnica cartográfica desenvolvida em 1903 e ainda hoje utilizada que consiste na utilização de registros fotográficos aéreos para a obtenção de informações referentes a um determinado local do espaço geográfico. Essa técnica permite também a produção de mapas e cartas topográficas, pois fornece uma visão ampla e com escala adequada da superfície terrestre.

Inicialmente, as primeiras imagens pela técnica da aerofotogrametria eram obtidas através da utilização de aves ou pequenos balões. Com o tempo, a tecnologia foi se ampliando e os aviões passaram a ser utilizados, sobretudo em tempos de guerra, para reconhecimento de um território ou espaço inimigo. Atualmente, até mesmo os drones podem ser utilizados para tal fim, fato que contribuiu bastante para a aplicação dessa técnica mesmo com o uso atual dos sistemas de satélites e SIGs em geral.

Atualmente, para o registro das fotografias, são utilizadas câmeras de alta resolução, com elevado nível de precisão. As escalas das imagens podem variar, podendo ser muito grandes – 1:1000, por exemplo –, ou relativamente pequenas – 1:35000, por exemplo –, a depender do tamanho da área a ser registrado e do nível de detalhamento pretendido pelos executores do projeto em questão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os aviões ou helicópteros utilizados pelo trabalho da aerofotogrametria são chamados de aeromapas e podem gerar um bom material para a produção de dados cartográficos, que podem ser utilizados em trabalhos didáticos ou para estudos de caso e representações em geral.

Como o emprego de imagens de satélite é, hoje em dia, mais prático e menos trabalhoso do que as fotografias áreas, utiliza-se essa técnica mais para a atualização de dados, estudos específicos ou obtenções de imagens que outros equipamentos não são capazes ou não apresentam disponibilidade. Essas fotografias costumam ser registradas totalmente na vertical, mas também podem ser obtidas em linhas diagonais, sobretudo para evidenciar as declividades e diferenciações na altimetria do relevo terrestre.

A aerofotogrametria também pode ser registrada em perfis menos verticais para evidenciar o relevo
A aerofotogrametria também pode ser registrada em perfis menos verticais para evidenciar o relevo

Exemplo de uma imagem obtida por aerofotogrametria

Exemplo de uma imagem obtida por aerofotogrametria

Por: Rodolfo F. Alves Pena