Alunos Online


África do Sul

O território da África do Sul, localizado no extremo sul do continente africano, é banhado pelos oceanos Atlântico e Índico e faz fronteira a noroeste com Namíbia, ao norte com Botsuana, a nordeste com Zimbábue, a leste com Moçambique e Suazilândia, além de Lesoto, que é um enclave na área sul-africana.

O extremo norte do país é “cortado” pelo trópico de Capricórnio, fazendo com que haja áreas em duas zonas climáticas distintas: Intertropical e Temperada do Sul. O clima predominante é o tropical, mas também há regiões com clima mediterrâneo, árido tropical e de montanha. A África do Sul possui uma paisagem variada, com desertos, formações montanhosas, litoral e savanas.

As belezas naturais, a pluralidade cultural e os investimentos em estrutura hoteleira, realizados para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2010, têm impulsionado o turismo. Pessoas de diversas partes do planeta visitam as reservas de animais selvagens, onde é possível encontrar leões, elefantes, búfalos, girafas, rinocerontes, entre tantos outros. O litoral e as belas montanhas também são importantes destinos turísticos.

Detentora do maior Produto Interno Bruto (PIB) do continente africano, a África do Sul tem na mineração uma importante fonte de receitas financeiras. O país é o maior produtor mundial de ouro, além de extrair diamante, manganês, urânio, platina e cromo. O setor industrial está em constante processo de expansão, com destaque para os segmentos alimentício, construção civil, petroquímico, metalúrgico, automobilístico, etc. A agricultura é outra importante atividade econômica.

Os mais de 50,4 milhões de habitantes ainda convivem com as desigualdades sociais provocadas pelo apartheid. Essa política de segregação racial foi implantada em 1948, proibindo o acesso dos negros às urnas, além de não permitir que eles adquirissem terras na maior parte do país, vivendo em zonas residenciais segregadas. Somente em 1994 esse regime chegou ao fim, com a eleição de Nelson Mandela à presidência nacional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Nelson Mandela: primeiro presidente sul-africano em eleições multirraciais

Dados da África do Sul:

Extensão territorial: 1.221.037 km².

Localização: África.

Capitais: Pretória (administrativa), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária). 

Clima: Tropical (maior parte), mediterrâneo (extremo sul), árido tropical (porção noroeste) e de montanha (porção oeste).

Governo: República presidencialista.

Divisão administrativa: 9 províncias.

Idiomas: Africâner e inglês (oficiais).

Religiões: Cristianismo 81,8% (independentes 38,8%, protestantes 21,2%, outros 21,8%), crenças tradicionais 8,7%, outras 6,1%, sem religião e ateísmo 3,4%.

População: 50.492.408 habitantes. (Homens: 24.902.637; Mulheres: 25.589.771).

Densidade demográfica: 41,3 hab./km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 1%.

População residente em área urbana: 62%.

População residente em área rural: 38%.

População subnutrida: menor que 5%.

Taxa de mortalidade infantil: 45 para cada mil nascidos vivos.

Esperança de vida ao nascer: 52 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 93%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 59%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,597 (médio).

Moeda: Rande.

Produto Interno Bruto (PIB): 276,7 bilhões de dólares.

PIB per capita: 5.707 dólares.

Relações exteriores: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU, SADC, UA.

Bandeira da África do Sul

Bandeira da África do Sul

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco