Alunos Online


América

Com extensão territorial de 42.054.927 quilômetros quadrados, a América é o segundo maior continente, correspondendo a 28,1% das terras emersas do planeta. Sua população total é de 934,3 milhões de habitantes, sendo a densidade demográfica (população relativa) de 22,2 habitantes por quilômetro quadrado.

Esse continente é formado por 35 países, que, em razão das diferenças físicas, culturais, econômicas e históricas, estão regionalizados da seguinte forma:

América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México.

América Central:
Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

América do Sul:
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Apesar de possuir apenas três países, a América do Norte é o maior subcontinente da América. Essa região também é a mais desenvolvida economicamente, com destaque para Canadá e Estados Unidos, que estão entre as nações mais ricas do mundo. Já os outros 33 países americanos estão num nível socioeconômico bem inferior.

Nessa seção, o leitor poderá obter maiores informações sobre a América. Os artigos disponibilizados abordam os aspectos físicos, culturais, econômicos, sociais, entre outros elementos do continente, além de conter as características de todos os países americanos.

Mapa do continente americano

Mapa do continente americano

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco