Amplitude térmica

O conceito de amplitude térmica é importante para compreendermos a variação da temperatura de um clima.

A diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima de um local é chamada de amplitude térmica
A diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima de um local é chamada de amplitude térmica

O termo amplitude térmica é frequentemente utilizado para designar a diferença entre as temperaturas máxima e mínima registradas em um mesmo lugar durante um certo período. Existem vários fatores que influenciam a variação de temperatura de uma região no decorrer de um dia, um mês ou um ano.

Como calcular a amplitude térmica de uma região?

Já que a amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima, devemos calculá-la assim:

AT = T - t

AT = Amplitude térmica;

T = Temperatura máxima;

t = Temperatura mínima.

Tomemos como exemplo o climograma da cidade do Porto, em Portugal*:

  • Amplitude térmica anual – é obtida a partir da diferença entre a maior temperatura máxima do ano e a menor temperatura mínima do ano.

No caso do climograma da cidade do Porto, a maior temperatura mínima foi registrada em janeiro (5,1°C) e a maior temperatura máxima foi registrada em agosto (25°C). Portanto, a amplitude térmica anual (AP = T - t) da cidade do Porto é de 19,9°C.

  • Amplitude térmica mensal – é obtida a partir do cálculo da diferença entre a média da temperatura máxima registrada no mês e a média da temperatura mínima desse mesmo mês.

No mês de agosto, na cidade do Porto, a temperatura máxima teve média de 25°C e a média da temperatura mínima nesse mesmo mês foi de 14,6°C. Portanto, a amplitude térmica mensal de agosto (AP = T - t) na cidade do Porto é de 10,4°C, ou seja, a temperatura variou 10,4°C durante o mês de agosto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Amplitude térmica diária – é calculada a partir da diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas naquele dia.

Na cidade do Porto, no dia 05 de dezembro de 2016, a temperatura máxima foi de 20°C, e a temperatura mínima foi de 13°C. Portanto, a amplitude térmica diária (AP = T - t) da cidade do Porto, no dia 05 de dezembro de 2016, foi de 7°C.

Fatores que influenciam a amplitude térmica

Os diferentes tipos climáticos existentes em nosso planeta podem possuir amplitudes térmicas muito distintas. O clima equatorial, por exemplo, possui pequena amplitude térmica, pois a variação de temperatura não chega a 5°C. Já no clima desértico, a temperatura pode sofrer variação de mais de 50°C, em virtude da ausência de umidade.

Veja quais são os fatores que influenciam a amplitude térmica:

- Inversão térmica

- Ilha de calor

- Efeito estufa


* Fonte - IPMA

Por: Amarolina Ribeiro

Artigos relacionados

A relação entre altitude e clima

Compreenda a relação entre altitude e clima por meio desta breve explicação.

Clima: o que é, tipos, climas no Brasil, resumo

Você sabe o que é clima? Clique aqui, saiba quais são os principais tipos climáticos do mundo e do Brasil. Conheça os elementos e fatores que influenciam os climas.

Fatores que influenciam o clima

Conheça os fatores que influenciam a dinâmica do clima e suas principais características.

Influência da latitude sobre o clima

Compreenda a relação entre o clima e a latitude, bem como os elementos climáticos participantes dessa interação.

Trópicos da Terra

Entenda por que existem os trópicos da Terra e por que eles recebem os nomes de Câncer e Capricórnio.

Zonas polares

Zonas polares, Tundra, planeta, frias, infraestrutura, jazidas minerais, petróleo, Antártida, Antártica, temperaturas, verão, inverno, polo sul, polo norte, raios solares.

Zonas térmicas da Terra

Zonas térmicas da Terra, zonas climáticas, climas do mundo, localização, geográfica, luz solar, ano, planeta, Linha do Equador, Círculo Polar Ártico, superfície, Zona intertropical, Zonas temperadas, Zonas polares.