Alunos Online


Aquífero Guarani

O Aquífero Guarani é uma das mais importantes reservas hídricas do país.

Por: Rodolfo F. Alves Pena Mapa de Localização do Aquífero Guarani *

Mapa de Localização do Aquífero Guarani *

Um aquífero é uma porção da litosfera terrestre capaz de reter e armazenar água em razão do elevado grau de porosidade de suas rochas. Através de um processo lento e gradual, as águas infiltram-se nas rochas e, enquanto isso ocorre, elas são purificadas, ou seja, as suas impurezas, vão, aos poucos, sendo retidas.

Esquema geral da dinâmica de um aquífero
Esquema geral da dinâmica de um aquífero

O Aquífero Guarani funciona exatamente dessa forma, sendo um dos maiores aquíferos do mundo. Ele estende-se pelas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, além de abranger os territórios da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, sendo, por isso, também chamado de Aquífero Gigante do Mercosul.

A extensão do Aquífero Guarani é de aproximadamente 1.100.000 km², com volume estimado de 37.000 km³ de água. Trata-se, assim, de uma imensa reserva natural de água potável de qualidade.

A sua formação deve-se à composição geológica local: a formação da bacia sedimentar do Paraná. Assim, as rochas são sedimentares do tipo areníticas, que se constituíram no período Triássico da era Cenozoica (cerca de 248 milhões de anos atrás), e são recobertas por rochas basálticas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de ser considerado um dos maiores reservatórios de água subterrânea em todo o mundo, nem toda água nele armazenado é própria para consumo humano sem um prévio processo de tratamento, devido ao elevado teor de resíduos sólidos nas porções de maior profundidade.

A região onde esse aquífero se encontra é caracterizada por apresentar solos, em sua maioria, férteis ou de fácil correção, registrando um elevado índice de práticas agrícolas. Por esse motivo, alerta-se contra o uso indiscriminado de agrotóxico nas lavouras, pois se infiltra no solo e polui o reservatório em questão com elementos tóxicos.

Apesar de boa parte dos estudos geológicos e geográficos sobre o Aquífero Guarani ainda estarem em desenvolvimento, podemos dizer que a sua presença concentrada, em maior parte, no território brasileiro, torna-se importante para o abastecimento de distribuição de água no país. Por esse motivo, é necessária a sua correta preservação e exploração a fim de obter os recursos hídricos com a máxima qualidade sem danificar o ambiente.

___________________________

* Créditos da Imagem: Agência Brasil e Wikimedia Commons