Alunos Online


Bacias Hidrográficas do Brasil

Bacia Hidrográfica constitui-se numa área de drenagem das águas das chuvas onde se tem um rio principal (que capta maior parte das águas) e uma rede de canais de drenagem afluentes (ou mesmo subafluentes) do rio principal.

O Brasil, por suas características morfoclimáticas, possui enorme quantidade de bacias hidrográficas. Entre as principais estão:

Bacia Amazônica: É considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, com cerca de 6 milhões de km². Situa-se na região do Norte do Brasil, abrangendo ainda outros países da porção noroeste da América do Sul. O seu rio principal é o Amazonas, que nasce no Peru mas com o nome de Ucayali. Por ser um rio de planície, torna-se excelente para a navegação, inclusive de embarcações pesadas.

Bacia Araguaia-Tocantins: Ocupando uma área de 9,5% do território nacional, situa-se na porção centro-norte do país, formando um vão divisor entre o leste e o oeste do Brasil. Abrange os Estados de Goiás e Tocantins, margeando os Estados do Mato Grosso (a leste), Maranhão (a sudoeste) e Pará (a leste e noroeste). Possui dois rios principais, o Araguaia e o Tocantins. No rio Tocantins, em função de enorme vasão, foi construída a segunda maior usina hidrelétrica do país, a de Tucuruí.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bacia do São Francisco: Ocupa aproximadamente 7,5% do território brasileiro. Seu rio principal é o São Francisco, que nasce em Minas Gerais e atravessa o semiárido nordestino até desaguar no oceano Atlântico, entre os Estados de Sergipe e Alagoas. É um rio muito famoso no imaginário e cultura popular, principalmente por causa das canções sertanejas e da MPB, além da literatura brasileira. O Rio São Francisco, nos últimos anos, vem sendo alvo de debate intenso por causa do projeto de transposição.

Bacia do Paraná: Essa bacia faz parte da grande Bacia Platina, que abrange toda porção Sul e Sudeste da América do Sul. A Bacia do Paraná ocupa uma área de 900 mil km², permeando os Estados do Mato Grosso do Sul (toda parte leste), Goiás (parte centro-sul), Minas Gerais (porção sul), São Paulo e Paraná. O seu rio principal é o Paraná, que nasce da junção dos rios Paranaíba e Grande, numa faixa de transição entre os Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Nessa bacia está localizada grande parte do Aquífero Guarani, o maior reservatório de água doce do planeta.

Principais bacias hidrográficas brasileiras

Principais bacias hidrográficas brasileiras

Por: Regis Rodrigues de Almeida