Alunos Online


Biomas do Brasil

Por: Rodolfo F. Alves Pena Mapa produzido pelo IBGE com os biomas brasileiros.¹

Mapa produzido pelo IBGE com os biomas brasileiros.¹

Os Biomas do Brasil foram definidos e delimitados pelo IBGE e pelo Ministério do Meio Ambiente no ano de 2005. Obedecendo ao conceito de bioma – conjunto de ecossistemas e paisagens naturais, definidos pela fauna, flora e que abrange grandes extensões de área –, os órgãos citados dividiram o país em seis biomas distintos: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal.

Bioma Amazônia

O bioma Amazônia possui uma área estimada em 4.196.900 km², ocupando quase 50% do território brasileiro. É o bioma que possui a maior biodiversidade em números absolutos e a maior bacia hidrográfica do planeta. Abrange os territórios dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, Rondônia e partes do Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Sua floresta é heterogênea, apresentando inúmeros tipos de espécies, e perene, ou seja, não perde as folhas no outono, ficando sempre verde. Apresenta as matas de igapó, ao longo dos rios; as matas de várzea, com destaque para as seringueiras; e as matas de terra firme.

Bioma Cerrado

É o segundo maior bioma brasileiro, com uma área estimada em 2.036.448 km², cerca de 34% do território nacional. Ocupa o Distrito Federal e o estado de Goiás, parte de Tocantins, do Maranhão, do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais e pequenas porções de outros seis estados.

No cerrado, encontram-se nascentes que abastecem as três principais bacias hidrográficas do continente: a dos rios Amazonas e Tocantins, a do São Francisco e a do Rio da Prata. Sua vegetação é classificada como do tipo savana, com clima tropical semiúmido e solos ácidos e relativamente pobres. Sua fauna é composta por mais de seis mil espécies catalogadas.

Bioma Mata Atlântica

É o terceiro maior bioma do país, com uma área de aproximadamente 1.110.000 km², ocupando 13% do território nacional, na maior parte do litoral brasileiro. O clima predominante nessa região é o tropical úmido e o domínio florestal preponderante é a floresta latifoliada tropical, quase toda devastada. A Mata Atlântica apresenta o maior índice de biodiversidade por metro quadrado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bioma Caatinga

O Bioma Caatinga responde por uma área de aproximadamente 845.000 km², cerca de 10% do território nacional. Sua área ocupa o estado do Ceará e parte do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, da Bahia, de Sergipe e do Alagoas, além disso, também ocupa uma pequena parte do Maranhão e de Minas Gerais.

O clima é do tipo semiárido, marcado pelas intensas secas na maior parte do tempo e com a incidência de chuvas no início do ano, o que altera profundamente a paisagem da região, tornando-a mais verde e forrando o solo com pequenas formações vegetais. Apresenta uma fauna bastante rica e diversificada, abundante em répteis.

Bioma Pampa

Abrange apenas 2% do território brasileiro, com uma área de aproximadamente 176.000 km², localizado na zona fronteiriça com o Uruguai, ocupando apenas o estado do Rio Grande do Sul. A vegetação é basicamente formada por plantas herbáceas (rasteiras), como ervas e arbustos.

Bioma Pantanal

Abriga pouco menos que 2% do território brasileiro, com uma área estimada em 150.00 km² e ocupando os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É caracterizado, principalmente, pela rica vegetação e por uma ampla hidrografia.

Durante uma parte do ano, a maior parte do pantanal passa pelo importante processo de inundação, em virtude do aumento das chuvas e as baixas declividades do solo. Nesse período, a maioria dos peixes e anfíbios se reproduz. Com a diminuição posterior dos níveis de água, os nutrientes dos rios permanecem nos solos, tornando-os extremamente ricos e propiciando a reprodução das plantas e a alimentação dos animais terrestres.

_____________________________

¹ Fonte da imagem: IBGE