Alunos Online


Camadas da Atmosfera

As divisões da atmosfera terrestre são chamadas de camadas da atmosfera. São cinco as camadas da atmosfera: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Por: Rafaela Sousa Segundo a variação de temperatura, a atmosfera terrestre é dividida em cinco camadas.

Segundo a variação de temperatura, a atmosfera terrestre é dividida em cinco camadas.

As camadas da atmosfera correspondem às divisões da atmosfera terrestre. Essas divisões podem basear-se em diferentes critérios, como composição do ar e variação da temperatura. A classificação mais convencional é a que se baseia na temperatura, que varia de acordo com o aumento da altitude. Essa classificação divide a atmosfera terrestre em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. É válido, contudo, ressaltar que a atmosfera é um meio fluido composto por gases, portanto, não há um limite estabelecido entre suas camadas.


Camadas da atmosfera terrestre

1. Troposfera: representa a camada mais próxima da superfície terrestre, e é nela que os seres vivem e respiram. Faz limite com a camada seguinte, denominada estratosfera. Na troposfera, a temperatura tende a diminuir à medida que a altitude aumenta. A troposfera corresponde a quase 80% do volume da atmosfera terrestre, e a distância entre seu limite e a superfície da Terra é de aproximadamente 17 quilômetros. Quase todo o vapor d'água presente na atmosfera concentra-se nessa camada, bem como a poluição proveniente de gases emitidos à atmosfera. Pela troposfera, circulam os aviões de carga e de passageiros.

Leia também: A poluição atmosférica é uma ameaça para a saúde humana?

Os fenômenos meteorológicos acontecem na camada da atmosfera chamada troposfera.
Os fenômenos meteorológicos acontecem na camada da atmosfera chamada troposfera.

2. Estratosfera: representa a camada intermediária entre a troposfera e a camada seguinte, conhecida como mesosfera. Na estratosfera, o ar movimenta-se horizontalmente e há pouca concentração de vapor d'água. A temperatura nessa camada eleva-se à medida que a altitude aumenta. Por apresentar estabilidade, essa camada possibilita circulação de aviões a jato. Da superfície terrestre até o topo dessa camada, há aproximadamente 50 quilômetros.

Na camada da atmosfera conhecida como estratosfera, circulam os aviões a jato.
Na camada da atmosfera conhecida como estratosfera, circulam os aviões a jato.

3. Mesosfera: representa a camada acima da estratosfera e abaixo da termosfera. Ao contrário do que ocorre na estratosfera, nessa camada, a temperatura começa a cair à medida que a altitude eleva-se, podendo atingir cerca de -90º C no seu topo. É, portanto, considerada a camada mais fria da atmosfera terrestre. A explicação desse fato está relacionada com a baixa concentração de moléculas, decorrente da redução do calor proveniente da camada de ozônio, que ficou para trás. O aumento da altitude faz com que o ar fique cada vez mais rarefeito. A resistência do ar nessa camada gera calor, fazendo com que detritos rochosos presentes no espaço, quando chegam até ela, sofram um processo de combustão, fragmentando-se. Esse fenômeno evita que fragmentos rochosos atinjam a superfície terrestre. A mesosfera distancia-se do solo cerca de 80 quilômetros.

Na camada da atmosfera conhecida como mesosfera, ocorre a combustão de meteoritos.???????
Na camada da atmosfera conhecida como mesosfera, ocorre a combustão de meteoritos.???????

4. Termosfera: representa a camada entre a mesosfera e a última camada da Terra, conhecida como exosfera. Nessa camada, a temperatura eleva-se gradativamente, podendo chegar a 1.500º C à medida que a altitude eleva-se. Estudiosos da área denominam essa camada de ionosfera, em decorrência da grande presença de íons, fator que possibilita a reflexão de ondas de rádio. Apesar de representar apenas 0,1% da atmosfera, essa camada é importante, pois atua na retenção de radiação solar. É na termosfera que orbitam os ônibus espaciais e alguns satélites. A distância da superfície terrestre até o topo da termosfera é de aproximadamente 600 quilômetros.

Na termosfera, ocorrem os fenômenos ópticos conhecidos como aurora boreal e aurora austral.??????????????
Na termosfera, ocorrem os fenômenos ópticos conhecidos como aurora boreal e aurora austral.??????????????

5. Exosfera: representa a última camada da atmosfera, portanto, a mais externa. Inicia-se a aproximadamente 600 quilômetros da superfície terrestre. Não há como limitar onde essa camada termina, contudo, constitui a transição para o espaço sideral. O ar nessa camada é extremamente rarefeito, constituindo-se de 50% de hélio e 50% de hidrogênio. Na exosfera, as partículas começam a desprender-se da gravidade da Terra. As temperaturas chegam a 1.000º C, fazendo com que seja necessário construir naves espaciais com material resistente a altas temperaturas para que consigam atravessar a exosfera.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na camada da atmosfera conhecida como exosfera, orbitam satélites artificiais.
Na camada da atmosfera conhecida como exosfera, orbitam satélites artificiais.


Curiosidades sobre a atmosfera

→ Qual a camada da atmosfera é mais fria?

A camada da atmosfera considerada mais fria é a mesosfera. Suas temperaturas podem chegar a -90ºC à medida que a altitude eleva-se. Isso é decorrente de dois fatos: a baixa concentração de moléculas presentes nessa camada e a diminuição do calor proveniente da camada de ozônio.

→ Em qual camada da atmosfera ocorrem os fenômenos meteorológicos?

É na troposfera que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos, como chuva, granizo, tempestade, trovoada, nevoeiro.

→ Qual é a última camada da atmosfera?

A última camada da atmosfera é a exosfera. Situada a aproximadamente 600 quilômetros da superfície terrestre, representa a transição da atmosfera para o espaço sideral.

→ Qual é a camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre?

A camada da atmosfera mais próxima da superfície é a troposfera, a uma distância de aproximadamente 17 quilômetros.

Em qual camada da atmosfera encontra-se a camada de ozônio?

É na estratosfera que se encontra a camada de ozônio, responsável por proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos.

Saiba mais: Como ocorre a destruição da camada de ozônio?

→ Em qual camada atmosférica ocorre o fenômeno conhecido como aurora polar?

O fenômeno conhecido como aurora polar ocorre na termosfera, também conhecida como ionosfera. Esse fenômeno óptico pode ser observado nas regiões polares entre o fim da tarde e o início da noite. No hemisfério norte, a aurora polar é conhecida como aurora boreal; no hemisfério sul, como aurora austral.

→ Em qual camada da atmosfera orbitam os satélites artificiais?

Os satélites artificiais orbitam na exosfera.

→ Em qual das camadas da atmosfera o avião voa?

Os aviões de carga e de passageiro circulam pela troposfera. Já os aviões a jato circulam na estratosfera, em decorrência da estabilidade dessa camada.


Características da atmosfera terrestre

A atmosfera terrestre compreende a camada de gás que envolve a Terra e é constituída por gases como oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, entre outros. Podemos nela encontrar também vapor d'água, que diminui de acordo com o aumento da altitude. Esse elemento influencia diretamente na variação das temperaturas, em decorrência da sua capacidade de absorver e de emitir calor. Os gases não que formam a atmosfera não se dissipam graças à atuação da gravidade. Por ser um meio fluido, não há limites físicos entre a atmosfera e o espaço sideral.


A atmosfera terrestre é uma camada gasosa que envolve a Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas e dos meteoritos, que podem atingir a superfície.

A atmosfera possui algumas importantes funções, como proteger o planeta Terra dos raios ultravioletas provenientes do Sol. Funciona como proteção também por evitar que detritos rochosos presentes no espaço atinjam a superfície terrestre. A atmosfera também permite que o chamado efeito estufa ocorra. Esse fenômeno é responsável pela manutenção da vida, pois conserva as temperaturas do planeta estáveis, impedindo que haja grandes amplitudes térmicas.

Algumas classificações dividem a atmosfera terrestre em camadas. A mais comum baseia-se na variação de temperatura. Essa classificação divide a atmosfera em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Leia mais: A origem da atmosfera terrestre