Alunos Online


Coordenadas Geográficas

O sistema de coordenadas geográficas é imprescindível para a localização de qualquer ponto da superfície terrestre.

As coordenadas geográficas são um sistema de localização que divide o planeta Terra em várias linhas imaginárias a fim de auxiliar melhor na localização de seus diversos pontos. Essas linhas, que recebem os nomes de paralelos e meridianos, podem determinar a posição de qualquer ponto da superfície terrestre através das latitudes e das longitudes.

Os paralelos correspondem aos traçados que são realizados paralelamente à Linha do Equador, que se localiza em uma área que é igualmente distante aos dois polos do planeta. Essa linha é, assim, o principal dos paralelos, pois é responsável por dividir o polo norte do polo sul.

Além do Equador, existem outros paralelos importantes: o Trópico de Capricórnio, o Trópico de Câncer, o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico.

Os meridianos são as linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Meridiano de Greenwich, cuja localização foi definida na Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, realizada em Washington, no ano de 1984. Greenwich possui a importância de separar os hemisférios leste e oeste.

Quando selecionamos um determinado ponto em um paralelo, chamamos de latitude; e quando secionamos um ponto em um meridiano, chamamos de longitude. Assim:

- Latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Longitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich.

Dessa forma, qualquer ponto localizado ao longo do Meridiano de Greenwich possui 0º de longitude e, da mesma forma, qualquer ponto localizado ao longo da Linha do Equador possui 0º de latitude.

Como podemos observar no mapa abaixo, as latitudes variam entre 0 e 90º entre Norte e Sul e as longitudes variam entre 0 e 180º entre Leste e Oeste.

Mapa com as latitudes e longitudes do planeta
Mapa com as latitudes e longitudes do planeta

Observando os pontos marcados no mapa, podemos elencar as suas latitudes e longitudes, sem se esquecer de mencionar os hemisférios  aos quais elas pertencem.

Ponto A: 30º Sul (ou -30º) de Latitude e 30º Oeste (ou -30º) de Longitude.

Ponto B: 40º Norte de Latitude e 90º Leste de Longitude.

Dessa forma, podemos perceber a importância das coordenadas para a localização em qualquer parte do mundo. Elas são muito utilizadas pelos Sistemas de Posicionamento Global (GPS) e por profissionais de transportes aéreo, marítimo, entre outros.

 

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Os paralelos e latitudes em junção aos meridianos e longitudes formam as coordenadas geográficas

Os paralelos e latitudes em junção aos meridianos e longitudes formam as coordenadas geográficas

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados