Alunos Online


Distribuição da água pelo mundo

A distribuição da água pelo mundo ocorre de maneira irregular, além de sua disponibilidade para consumo ser cada vez mais limitada em razão da ação humana.

Por: Rodolfo F. Alves Pena A água potável é um recurso em escassez, o que a torna altamente estratégica

A água potável é um recurso em escassez, o que a torna altamente estratégica

A água, como sabemos, é um recurso natural de caráter essencialmente estratégico, ou seja, a sua disponibilidade não é um privilégio de todos os territórios do mundo, de modo que a competição por esse importante elemento da natureza pode transformar-se em um verdadeiro estopim para a eclosão de grandes disputas internacionais.

Tudo isso representa um grande paradoxo, afinal, 70% da superfície do planeta Terra é composta por água. No entanto, do total de água existente, apenas 2,5% é de água doce e própria para consumo. O grande problema é que, do total de água doce existente no planeta, aproximadamente 69,8% estão concentrados nas calotas polares e também nas geleiras, sendo inviável a sua utilização; 29% estão em águas subterrâneas, e apenas 0,3% está em rios e lagos. O restante da percentagem está distribuído em outros reservatórios e também na umidade do ar e da vegetação. Confira o gráfico a seguir:

Gráfico com a distribuição proporcional dos recursos hídricos da Terra
Gráfico com a distribuição proporcional dos recursos hídricos da Terra

Diante desse quadro, podemos notar o nível de preocupação que se estabelece no plano internacional a respeito da água. Para piorar, boa parte dos cursos d'água próprios para a utilização sofre com a poluição intensiva, além da erosão de suas margens e a consequente sedimentação com assoreamento. Tudo isso limita ainda mais o quadro natural de água potável disponível para as atividades socioespaciais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além do mais, a distribuição de água doce é irregular pelo planeta, havendo países em que esse recurso é praticamente escasso e outros em que em ele é relativamente abundante, conforme é possível analisar no mapa a seguir:

Mapa com a distribuição espacial da água pelos territórios políticos do mundo ¹
Mapa com a distribuição espacial da água pelos territórios políticos do mundo ¹

O Brasil, como podemos notar, é um país bastante privilegiado no que se refere às suas reservas de água, muito embora elas também se distribuam irregularmente no interior de seu território, havendo reservas maiores justamente nas regiões menos habitadas do país. Observa-se também que muitos países do continente africano apresentam escassez econômica de água, ou seja, não possuem condições para explorar devidamente os seus recursos hídricos. Já na Ásia, notoriamente no Oriente Médio, esse recurso está quase que totalmente indisponível.

Não por acaso, muitos analistas afirmam que as grandes disputas bélicas do século XXI tendem a resumir-se a disputas por territórios em que existam mais recursos hídricos, revelando mais uma vez o caráter estratégico desse tipo de recurso natural. A melhor medida, por enquanto, é a adoção de programas de conservação e até de reutilização da água, além da preservação do seu ciclo de renovação, com a conservação dos rios, lagos e drenagens em geral.

¹Créditos do mapa: SILVA, L. A. R. (2010).

Artigos Relacionados