Alunos Online


Divisões Regionais da América

A América Latina é concebida a partir de duas principais divisões regionais: uma obedece ao critério da localização e posição geográfica, outra obedece a critérios culturais e econômicos. A primeira divide o continente em América do Sul, Central e do Norte. A segunda divide em América Latina e Anglo-saxônica.

Divisão Física

Tendo como critério a posição física dos continentes no que se refere às suas respectivas latitudes e respeitando, ainda, as divisões político-nacionais, a América é dividida em América do Norte, Central e do Sul.

A América do Norte é composta por Estados Unidos, Canadá e México.

A América Central é formada por Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.

Já da América do Sul fazem parte: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Além da posição latitudinal, nota-se também a configuração dos formatos do continente americano, notadamente marcado por duas grandes porções de terras ligadas por outra parte menor. Além disso, nessa divisão, cada parte encontra-se sobre uma placa tectônica distinta.

Divisão sociocultural

A divisão sociocultural da América divide esse continente em América Anglo-Saxônica e América Latina. Na primeira região, encontram-se apenas Estados Unidos e Canadá; na outra, todos os demais países do continente americano. É comum ouvir que os principais critérios dessa divisão são o idioma e a diversidade étnica, entretanto, isso não é totalmente verdadeiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os idiomas da América Anglo-Saxônica, de acordo com essa divisão, seriam aqueles de origem inglesa ou saxônica, no caso o Inglês. No entanto, uma parte do Canadá fala o Francês – língua de origem latina –, que é, inclusive, um dos idiomas oficiais do país. Além disso, alguns estados dos EUA adotam outros idiomas oficiais além do inglês, como o próprio Francês e o Espanhol, outra língua de origem latina.

Além disso, nem todos os países da América Latina utilizam idiomas de origem latina. É o caso, por exemplo, do Suriname, que fala Holandês, e de alguns países da América Central que adotaram o inglês como idioma oficial. Isso sem contar as inúmeras línguas pré-colombianas utilizadas por povos indígenas, algumas delas também adotadas oficialmente (como o guarani, no Paraguai).

Essa divisão das Américas, por sua vez, também não obedece à distribuição étnica da população, como muitos autores argumentam, uma vez que desconsidera uma infinidade de etnias, muitas delas nativas, que habitam o continente.

Na verdade, o principal fator que divide essas duas Américas é o econômico. Enquanto os anglo-saxões possuem economias mais desenvolvidas, os latinos apresentam economias subdesenvolvidas ou emergentes.

O continente americano é dividido regionalmente obedecendo a diferentes critérios

O continente americano é dividido regionalmente obedecendo a diferentes critérios

Por: Rodolfo F. Alves Pena