Alunos Online


Os Eclipses

Eclipse (palavra de origem grega, que significa “desvanecer”) é um fenômeno que ocorre no espaço, quando um astro impede a proliferação de luz para outro astro. O fenômeno acontece por um período curto. Existem basicamente dois tipos de eclipses: lunar e solar. No Brasil, é possível observar ambos.

Eclipse lunar é um fenômeno que ocorre quando a Terra se estabelece entre o Sol e a Lua. Quando o mesmo ocorre, por causa do sombreamento promovido pela Terra, a Lua deixa de receber luz. Os eclipses lunares podem ser vistos de qualquer ponto do planeta, desde que seja durante a noite. Existem dois tipos de eclipses lunares, os quais podem ser totais ou parciais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eclipse solar é um fenômeno que acontece quando a Lua se encontra entre a Terra e o Sol. Esse tipo de eclipse pode ser total (quando o sol permanece inteiramente encoberto) ou parcial (quando somente uma parte do sol permanece escondida). O eclipse solar é muito raro, pois é muito difícil acontecer tal alinhamento.

No passado, muitas pessoas visualizavam esse fenômeno sem nenhum tipo de proteção para seus olhos, atitude errada, uma vez que isso pode trazer conseqüências sérias para a visão, causando lesões na retina de maneira irreversível. Quando se pretende observar tal fenômeno, é preciso tomar algumas precauções, utilizando objetos para proteger os olhos, como folhas de papel, telescópios, vidros fumê, entre outros.

Momento em que desenvolve um eclipse solar.

Momento em que desenvolve um eclipse solar.

Por: Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados