Alunos Online


Empresas Globais

Por: Rodolfo F. Alves Pena As empresas globais disseminaram-se rapidamente por todo o planeta

As empresas globais disseminaram-se rapidamente por todo o planeta

As empresas globais – expressão mais recentemente empregada para as empresas multinacionais ou transnacionais – são grandes corporações que se instalam em mais de um país ou são originárias de um determinado local e migram para outras regiões do planeta.

Essas empresas são fruto da conjuntura da economia internacional, impulsionada pelo avanço do mercado financeiro e pela Terceira Revolução Industrial, também denominada por Revolução Técnico-Científica Informacional, que se consolidou a partir da segunda metade do século XX.

Essas empresas atuam através da ampliação de seus mercados e do aumento do número de filiais. Além disso, originam-se em países desenvolvidos e migram em direção aos países subdesenvolvidos ou emergentes, o que não é necessariamente uma regra. Estima-se que aproximadamente 90% das empresas globais do planeta sejam oriundas dos Estados Unidos, Japão e Europa.

Apesar de gerarem empregos e contribuírem para a dinamização da economia industrial e comercial dos países receptores, a maior parte dos lucros gerados por essas empresas é direcionada para as suas sedes administrativas, localizadas em seus países. Em outras palavras, as empresas dos países desenvolvidos exploram os recursos naturais e atuam no mundo desenvolvido, mas geram riquezas para os seus próprios países.

O comportamento comercial dessas empresas foi responsável por ditar os rumos do capitalismo financeiro, que também passou a ser chamado de capitalismo monopolista, uma vez que as empresas globais conseguem manter o controle da maior parte da produção e serviço em muitas áreas da economia de diversos países. Tal monopólio é geralmente conseguido através da fusão ou compra de empresas concorrentes de menor porte, ou até pela desleal concorrência que pequenos e médios empresários enfrentam diante do potencial produtivo das grandes companhias internacionais.

Os lucros e o acúmulo de capitais por partes dessas empresas são tamanhos que, as principais multinacionais do mundo, possuem rendas superiores à maior parte dos países do mundo. Em outras palavras, se as maiores empresas globais tivessem um território próprio, com o seu capital total, seriam verdadeiras potências econômicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os processos de crescimento e difusão de multinacionais pelo mundo foram responsáveis para o que alguns economistas chamam de “industrialização forçada” de alguns países subdesenvolvidos.

Boa parte das nações mais pobres não é amplamente industrializada, de forma que as multinacionais formam a maior parte das indústrias desses países, o que os tornam bastante dependentes, pois, caso essas empresas se retirem, a economia dessas nações entrará em colapso. Tal situação faz com que os governos das nações subdesenvolvidas se submetam às exigências impostas por essas empresas e pelas nações desenvolvidas.

E quais são os motivos para a instalação de empresas globais em países subdesenvolvidos?

Essas empresas buscam nos países subdesenvolvidos e emergentes a diminuição dos custos em mão de obra, pois os salários dos trabalhadores desses locais são menores. Além disso, elas usam as suas influências para diminuir os direitos trabalhistas.

Outro motivo é o rápido acesso às matérias-primas. Sabe-se que as nações subdesenvolvidas são dependentes do cultivo e exploração de produtos primários, que são utilizados pelas empresas multinacionais. Por isso, quando essas empresas se deslocam para esses países, acabam tendo um acesso mais rápido, fácil e barato a tais produtos. Além disso, os países pobres, geralmente, possuem leis ambientais frágeis, permitindo assim práticas e direitos que as empresas globais não teriam em outros locais.

Entre outros motivos, podemos citar o rápido acesso ao mercado consumidor dos países emergentes, a possibilidade de encontrar energia mais barata e diminuição dos gastos em impostos, graças aos incentivos fiscais que recebem pelos governos dos países subdesenvolvidos.

Máquina da Coca-Cola na cidade de Guangzhou, na China. A difusão das multinacionais permite o rápido acesso ao mercado consumidor. ¹
Máquina da Coca-Cola na cidade de Guangzhou, na China. A difusão das multinacionais permite o rápido acesso ao mercado consumidor. ¹

_________________________

¹ Fonte da Imagem: Pan Xunbin  e Shutterstock