Alunos Online


Energia Solar

A energia solar é uma das alternativas para a obtenção de energia renovável, limpa, ecológica e abundante na natureza.

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco Campos de captação de energia solar

Campos de captação de energia solar

A geração e distribuição de energia são de extrema importância para a realização das atividades humanas e industriais, sobretudo após as Revoluções Industriais, que intensificaram o uso dos recursos energéticos. As fontes não renováveis (petróleo, gás natural e carvão) são as mais utilizadas, no entanto, elas são extremamente poluentes e suas reservas irão se esgotar na natureza.

Visando reduzir a dependência das energias não renováveis, vários estudos estão sendo realizados para diversificar a matriz energética. Uma das alternativas para a obtenção de energia renovável, limpa (não emite poluente), ecológica e abundante na natureza é o aproveitamento dos raios solares para a geração de eletricidade – energia solar.

Para isso, é necessária a instalação de painéis de células fotovoltaicas (feitas de silício), que, ao receberem os raios solares, convertem essa radiação em eletricidade. Esse processo consiste na geração de uma diferença de potencial elétrico através da radiação, em que os fótons incidem sobre os átomos de silício, provocando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A outra forma de obtenção de energia solar é por meio da construção de grandes usinas em áreas onde a incidência de raios solares é intensa. Nesses locais, estruturados adequadamente, são espalhadas centenas de coletores solares, que, depois de aquecidos, fornecem energia térmica e acionam uma turbina acoplada a um alternador, gerando eletricidade.

Apesar de ser uma alternativa ecologicamente correta e inesgotável, a energia solar ainda é pouco utilizada. O principal motivo é que o valor para a instalação das usinas e aquisição das células fotovoltaicas é extremamente alto, sendo mais vantajoso financeiramente utilizar outras fontes energéticas.

Poucos países fazem uso da energia solar. Entre eles estão os Estados Unidos da América (EUA), Israel (cerca de 70% das residências do país possuem placas coletoras), Indonésia, Alemanha, Japão e China, que abriga a maior estação de energia solar do mundo, o Solar Valley. No Brasil, a utilização dessa fonte energética está em expansão, com destaque para o estado do Ceará.