Alunos Online


Europa

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco Mapa da Europa

Mapa da Europa

Localizado totalmente no hemisfério setentrional, ou seja, ao norte da linha do Equador, o continente europeu é formado por uma área de 10.365.456 quilômetros quadrados (7% das áreas continentais), onde residem cerca de 749 milhões de pessoas, sendo a densidade demográfica de 72,2 habitantes por quilômetro quadrado.

A Europa, juntamente com a Ásia, forma uma massa de terra denominada Eurásia. As fronteiras entre esses dois continentes são estabelecidas pelos Montes Urais, pelo Rio Ural, Montanhas do Cáucaso, Mar Cáspio e Mar Negro.

Apesar de não ser tão extensa, a Europa é dividida em 49 países: Albânia, Alemanha, Andorra, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Belarus, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Federação Russa, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia (porção oeste), Ucrânia e Vaticano.

O continente europeu foi palco de eventos marcantes para a história: Movimento Renascentista, Revolução Industrial, Revolução Francesa, Guerra Mundial, etc. Essa porção do globo possui papel hegemônico no cenário geopolítico global. A maioria das potências econômicas está localizada na Europa. Esse continente também possui os melhores indicadores socioeconômicos, tendo elevadas médias de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Produto Interno Bruto (PIB) da Europa atingiu a marca de 21,3 trilhões de dólares em 2008, correspondendo a 35,2% de toda a riqueza gerada no mundo. A economia continental é bastante desenvolvida e diversificada. O setor industrial atua em vários segmentos: automobilístico, alimentício, têxtil, telecomunicações, químico, siderúrgico, bélico, etc.

Porém, é importante ressaltar que existe uma disparidade socioeconômica no território europeu, visto que os países da Europa Ocidental são bem mais desenvolvidos que as nações da Europa Oriental. Para se ter uma ideia dessa desigualdade, cerca de 90% do PIB continental é oriundo da Europa Ocidental.

Para obter maiores informações a respeito da Europa, confira os artigos que compõem essa seção, em que estão disponibilizados textos sobre os aspectos físicos, econômicos, culturais e humanos, além de todos os países europeus.

Boa leitura!