Alunos Online


Greenpeace

Por: Tiago Dantas

O Greenpeace é uma organização não-governamental internacional que atua a favor da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável. Criada em 1971 por imigrantes americanos no Canadá, a organização possui uma política de não aceitar doações de empresas ou governos, apenas de pessoas físicas, fazendo com que a entidade seja totalmente independente financeiramente de empresas, governos e partidos políticos.

Na década de 1970, imigrantes americanos hippies que se opunham à Guerra do Vietnã, migraram para o Canadá e fundaram a entidade. Os fundadores do Greenpeace foram Robert (Bob) Hunter, Paul Watson, e Patrick Moore. A organização não-governamental foi fundada com uma base ideológica pautada na desobediência civil, uma característica do movimento hippie.

Atualmente, o Greenpeace é mundialmente respeitado no que se refere à temática de preservação do meio ambiente, contando com o apoio de técnicos e especialistas espalhados por escritórios em 41 países de todos os continentes. Seus objetivos principais são proteger a biodiversidade do planeta; evitar a poluição e o esgotamento dos recursos naturais; acabar com as ameaças nucleares e promover a paz.

Através de protestos e atuações, visando obter a atenção da mídia, o Greenpeace conquistou grandes vitórias ao longo da história, como por exemplo, o fim dos testes nucleares no Alasca e no Oceano Pacífico, a proibição da importação de pele de morsa pela União Européia, a moratória à caça de baleias e a proteção da Antártida contra a mineração, entre outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)