Alunos Online


Linha do Equador

A Linha do Equador é um demarcação cartográfica responsável por dividir o planeta Terra nos hemisférios norte e sul, sendo também responsável pelas latitudes.

A Linha do Equador é uma linha imaginária traçada no ponto exato de igual distância entre o extremo norte da Terra e o extremo sul, sendo, por isso, o principal paralelo terrestre, além de possuir, por definição, a latitude de 0º. Sua principal função é dividir cartograficamente o hemisfério norte da Terra (também chamado de Boreal e Austral) e o hemisfério sul (também chamado de Austral e Meridional).

A extensão da Linha do Equador é de pouco mais de 40 mil quilômetros de extensão, formando o maior círculo a cercar a Terra, com um raio de 6371 quilômetros. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esse paralelo não recebe tal nome em razão do país Equador. Na verdade, é o país que recebe esse nome por causa da linha imaginária.

Mas por que a Linha do Equador recebeu esse nome?

“Equador” vem da expressão em latim Equatore, que significa “equilíbrio” ou “igualdade”, ou seja, a divisão por igual entre dois dos quatro hemisférios terrestres.

Qual é a importância dessa linha imaginária?

A principal importância dessa linha, além de dividir os dois hemisférios, é a de estabelecer, a partir dela, as latitudes. Como já mencionamos, na Linha do Equador, as latitudes são 0º. A partir daí, tudo o que está ao norte apresenta latitudes positivas, que alcançam os 90º no extremo norte; e tudo que está ao sul apresenta latitudes negativas, que alcançam os -90º no extremo sul do nosso planeta.

Além disso, a Linha do Equador também é uma referência para fenômenos climáticos e até físicos. Ao norte, por causa de um fenômeno chamado efeito coriólis, a água circula naturalmente no sentido horário no hemisfério norte e no sentido anti-horário no hemisfério sul, acontecendo o mesmo com as massas de ar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nas áreas equatoriais, ou seja, todas as regiões que se localizam próximas à Linha do Equador, a Terra recebe com maior intensidade os raios solares durante todo o ano, o que faz com que tais áreas apresentem climas com temperaturas maiores em relação a outras regiões. Da mesma forma, as áreas mais afastadas dessa região costumam ser mais frias, exceto quando outros fenômenos climáticos interferem no sentido de elevar as temperaturas.

Ao todo, 13 países são atravessados pelo Equador, a saber:

América: Brasil, Colômbia e Equador.

Ásia: Ilhas Maldivas e Indonésia.

África: Congo, Gabão, República Democrática do Congo, Quênia, São Tomé e Príncipe, Somália e Uganda.

Oceania: Kiribati.

Monumento construído como marco da Linha do Equador na Uganda *
Monumento construído como marco da Linha do Equador na Uganda *

No Brasil, a Linha do Equador corta o seguintes estados: Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. Essas áreas e toda a região ao seu redor costumam apresentar, naturalmente, médias de temperatura maiores ao longo do ano.

“Marco Zero” construído na cidade de Macapá em referência à Linha do Equador **
“Marco Zero” construído na cidade de Macapá em referência à Linha do Equador **

_________________________

* Créditos da imagem: Pal Teravagimov / Shutterstock

** Créditos da imagem: Paulo Roberto Uchoa / Ministério da Cultura / Wikimedia Commons

Projeção cartográfica destacando a Linha do Equador

Projeção cartográfica destacando a Linha do Equador

Por: Rodolfo F. Alves Pena