Alunos Online


Massas de ar que influenciam o Brasil

As massas de ar que influenciam o Brasil possuem características distintas e são responsáveis pela variação do tempo no país.

Por: Thamires Olimpia Silva As massas de ar exercem um importante papel na dinâmica do clima do Brasil

As massas de ar exercem um importante papel na dinâmica do clima do Brasil

Massas de ar são grandes porções do ar atmosférico que possuem características semelhantes de pressão, temperatura e umidade. Essas características variam de acordo com a região em que elas se originam (polos, trópicos, linha do equador, continente ou oceanos) e vão se transformando conforme o seu deslocamento pelo planeta.

As massas de ar (polares, equatoriais, tropicais, oceânicas e continentais) são as grandes responsáveis pelas mais diversas alterações do tempo atmosférico de uma determinada região, já que é a partir de sua influência que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos. O Brasil é influenciado pelas seguintes massas de ar:

  • Massa Equatorial Atlântica (mEa): Quente e úmida, atua principalmente no litoral da região Norte e Nordeste. É formada no oceano Atlântico, ao norte da linha do equador, próximo ao arquipélago de Açores, pelos ventos alísios do Nordeste.

  • Massa Equatorial Continental (mEc): Quente e úmida, é uma das poucas massas continentais úmidas do planeta, já que a maioria das massas continentais é seca. Ela é formada na Amazônia, e sua umidade é explicada pela evapotranspiração da Floresta Amazônica e dos rios que compõem a Bacia Amazônica. Influencia, principalmente, a região Norte, mas no verão sua ação se expande até o extremo sul.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Massa Tropical Atlântica (mTa): Quente e úmida, forma-se no oceano Atlântico próximo do Trópico de Capricórnio. Influencia principalmente o litoral do Brasil, e sua área de abrangência corresponde à área que era ocupada pela Mata Atlântica. Nessa área, é comum a ocorrência de chuvas orográficas, que ocorrem quando os ventos úmidos do Atlântico encontram barreira natural, como a Serra do Mar, e são empurrados para cima, onde se condensam e precipitam-se em direção ao solo.

  • Massa Tropical Continental (mTc): Quente e seca, origina-se na depressão do Chaco (Argentina e Paraguai) na América do Sul. Atua principalmente na região Centro-Sul do país, onde eleva bastante a temperatura e diminui o teor da umidade relativa do ar.

  • Massa polar Atlântica (mPa): Fria e úmida, surge no oceano Atlântico próximo da Patagônia (sul da Argentina). Influencia principalmente o Sul do país, sendo responsável pelo clima mais ameno dessa região. No inverno, penetra o restante do país na forma de uma frente fria, provocando chuvas e uma baixa na temperatura.