Alunos Online


Matriz Energética

A matriz energética compreende as diferentes fontes de energia empregadas para suprir a produção econômica e atender a demanda populacional de um país.

Por: Sabrina Carrijo Pessoa A energia que chega até a sua casa tem várias formas de ser produzida

A energia que chega até a sua casa tem várias formas de ser produzida

No mundo moderno, a difusão dos meios eletrônicos e o crescimento econômico e populacional verificado no século XX, especialmente na Ásia e na América do Sul, ampliou a necessidade por recursos energéticos. A sociedade começou a desenvolver tecnologias que pudessem transformar os recursos naturais em fontes de energia e, assim, estruturou-se uma diversificada matriz energética mundial.

A matriz energética compreende as diferentes fontes de energia disponibilizadas, distribuídas e comercializadas para atender aos diversos setores da economia e da sociedade. Atualmente, essa matriz estrutura-se em grande parte na utilização de recursos energéticos não renováveis, especificamente os combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural, carvão mineral e vegetal; hidrocarbonetos que produzem elevada quantidade de energia, porém são grandes emissores de gases poluidores e causadores do efeito estufa. Veja a seguir o gráfico com a participação das diversas fontes de energia da matriz energética mundial:

Gráfico da participação das fontes de energia na matriz energética mundial
Gráfico da participação das fontes de energia na matriz energética mundial

Um dos maiores desafios para se evitar uma crise energética é a busca por fontes de energias mais eficientes, limpas e renováveis. Segundo o último relatório disponibilizado pela Agência Internacional de Energia (AIE), de 2014, o consumo de energia através de fontes não renováveis ainda representava a maior parcela da matriz mundial, porém desde os anos 70, quando o consumo de energia por combustíveis fósseis atingiu seu pico, ocasionando a crise do petróleo, isso tem mudado. Veja a tabela abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fonte: Agencia Internacional de Energia (2014)
Fonte: Agencia Internacional de Energia (2014)

Ainda, segundo a AIE, em 2040 o consumo de petróleo registrará uma diminuição de apenas cinco pontos percentuais na matriz energética mundial, em contraponto ao aumento de 10% da utilização de fontes de energias alternativas renováveis. Vale ressaltar que enquanto nos países desenvolvidos as fontes de energia renováveis alcançam cerca de 13% da matriz energética, esse percentual cai para 6% em países em desenvolvimento. Essa alteração nas matrizes energéticas dos países permitirá a diminuição em gastos com produção, armazenamento, transporte, distribuição, segurança e sistemas antipoluentes, além de ser extremamente importante para desacelerar o processo de aquecimento global.