Alunos Online


Meios de comunicação

Meios de comunicação são instrumentos que promovem a comunicação entre as pessoas, transmitindo informações. Podem ser individuais, como o telefone, ou de massa, como o rádio.

Meios de comunicação são instrumentos que possibilitam a difusão de informações e a comunicação entre as pessoas. Ao longo dos anos, essas ferramentas sofreram inúmeras transformações na medida em que a sociedade e as tecnologias também evoluíram. Essas transformações diminuíram as distâncias entre os povos e possibilitaram a disseminação cada vez mais rápida de informações.

Tipos de meios de comunicação

Os meios de comunicação podem ser:

  • Individuais: ferramentas que promovem o contato interpessoal. A transmissão de informações ocorre entre uma pessoa e outra ou em grupos restritos. São exemplos: carta, telefone e internet (plataformas de mensagens instantâneas/bate-papo).

  • Sociais ou em massa: promovem a comunicação entre um grande número de indivíduos. A informação é, portanto, transmitida em massa. São exemplos: rádio, jornal e televisão.

Leia também: Elementos de um texto jornalístico

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais meios de comunicação

→ Antigos

  • Escrita

Por meio de códigos e sinais que transmitiam informações entre os indivíduos, surgiu a escrita, que se desenvolveu de maneira independente entre os povos nas diversas regiões do mundo.

  • Telégrafo

O primeiro telégrafo foi criado por Claude Chappe em 1790. Uma nova versão, capaz de enviar mensagens a longas distâncias, surgiu em 1835, criada pelo físico e pintor Samuel Morse.

  • Correio

O correio possui um sistema que envolve o envio de cartas, encomendas e documentos entre um remetente e um destinatário. Hoje em dia, com os avanços nos meios de transporte, o tempo de entrega diminuiu consideravelmente. O sistema de correio pode ser privado ou público.

  • Jornal

O jornal é um meio de comunicação em massa. O primeiro exemplar foi produzido em Roma por volta de 59 a.C. e ficou conhecido como Acta Diurna. Ele anunciava notícias do governo e era escrito em placas brancas e compridas, colocadas em lugares públicos para que as pessoas pudessem ter acesso.

  • Rádio

A história do rádio iniciou-se em 1860, quando as ondas de rádio foram descobertas. O rádio possibilitou ainda mais a comunicação em massa, visto que é capaz de propagar informações codificadas por meio de sinais eletromagnéticos.

  • Telefone

O telefone foi inventado por volta de 1860 por Antonio Meucci, que o chamava de telégrafo falante. No Brasil, as primeiras redes de telefonia foram instaladas no Rio de Janeiro. Esse meio de comunicação é individual e possibilita a transmissão de informações por meio de sinais sonoros.

  • Televisão

A televisão é também um meio de comunicação em massa, mas possui natureza eletrônica, sendo capaz de reproduzir imagens e áudio de maneira instantânea. O aparelho converte luz e som em ondas eletromagnéticas.

→ Atuais

  • Celulares

O celular é um meio de comunicação inventado em 1947, pela empresa de tecnologia Bell, nos Estados Unidos. Esse meio de comunicação possibilita a transmissão de informações por meio de sinais sonoros e ondas eletromagnéticas.

Leia mais: É possivel estourar pipoca com o celular?

  • Computadores

Esse meio de comunicação possui grande capacidade de armazenamento e processamento de dados. Tornou-se um meio de comunicação muito utilizado em razão da invenção da internet.

  • Internet

A internet é atualmente o meio de comunicação mais utilizado no mundo. Representa uma rede que liga mundialmente milhares de computadores e aparelhos celulares. Esse meio de comunicação revolucionou a sociedade e as formas de se comunicar.

Evolução dos meios de comunicação

→ Linha do tempo

Linha do tempo da evolução dos meios de comunicação
Os meios de comunicação sofreram diversas alterações e transformações ao longo dos anos.

Ao longo dos séculos, os meios de comunicação sofreram inúmeras transformações à medida que a necessidade de se comunicar também evoluiu. De pinturas rupestres até os atuais smartphones, houve um longo percurso, marcado por invenções cada vez mais tecnológicas.

Comunicar é uma necessidade do ser humano. À medida que os indivíduos precisavam repassar informações uns aos outros, foram sendo desenvolvidas ferramentas para isso. Jornais e cartas foram os principais veículos de comunicação desde o surgimento da escrita. Depois, apareceu o telégrafo, capaz de enviar mensagens a longas distâncias.

Após o telégrafo, foi inventado o telefone. Passamos dos meios de comunicação escritos para aqueles que enviavam sinais sonoros a distância. Paralelamente à invenção do telefone, surgiu também o rádio, que possibilitou a comunicação em massa por meio de ondas eletromagnéticas que se propagam no ar.

Unindo a transmissão de sinais sonoros a imagens, surgiu a televisão, considerada uma evolução do rádio. Por falar em evolução, o telefone sofreu diversas alterações ao longo dos anos, até que foram inventados os aparelhos celulares. Esse meio de comunicação é atualmente um dos mais utilizados no mundo todo, permitindo a comunicação em massa ou individual por intermédio de sons, imagens e armazenamento de dados. Para revolucionar de vez toda a forma de se comunicar, surgiu a internet.

Internet

Invenção da internet
A invenção da internet revolucionou a comunicação entre as pessoas no mundo todo.

Inventar a internet foi um divisor de águas na história da humanidade. Parece exagero, mas hoje dificilmente você conhece alguém que não a use para se comunicar. Até mesmo os mais velhos estão rendendo-se a esse meio de comunicação.

A internet conseguiu transformar tudo aquilo que conhecíamos a respeito da comunicação. Essa grande rede liga milhares de computadores e aparelhos telefônicos no mundo todo, diminuindo as longas distâncias entre as pessoas e reduzindo o tempo em que as informações chegavam até nós.

Saiba mais: A internet no século XVIII 

Os meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre as pessoas e a difusão de informações.

Os meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre as pessoas e a difusão de informações.

Por: Rafaela Sousa