Alunos Online


Netuno

Netuno é o quarto maior planeta do sistema solar, porém o mais distante do sol. Por ser o planeta mais distante, também é o mais frio.

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco A cor azulada de Netuno é por causa do gás metano

A cor azulada de Netuno é por causa do gás metano

Netuno é o oitavo planeta a partir do Sol e o quarto maior do sistema solar, com diâmetro de 49.528 quilômetros (60 vezes maior que a Terra). A distância para o Sol é de aproximadamente 4,5 bilhões de quilômetros, fato que interfere diretamente na temperatura local, que é de 214 graus Celsius negativos – é o planeta mais distante do Sol e o mais frio.

Assim como Júpiter, Saturno e Urano, Netuno também é um planeta gasoso. Sua atmosfera é composta por hidrogênio (85%), hélio (13%) e metano (22%), responsável pela cor azulada desse corpo celeste. Uma das características marcantes é a Grande Mancha Escura, com tamanho equivalente ao da Terra. Os ventos podem atingir até 2 mil quilômetros por hora.

O movimento de rotação, ou seja, deslocamento em torno de seu próprio eixo, é feito em 16 horas, portanto um dia em Netuno possui 16 horas. Já o movimento de translação (deslocamento em torno do Sol), responsável pela alternância dos anos, é realizado em 165 anos terrestres, pois a órbita desse planeta é muito grande, em razão da sua distância em relação ao Sol.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse planeta foi identificado por meio de cálculos matemáticos, que analisaram perturbações na órbita de Urano, que está relativamente próximo a Netuno. As observações astronômicas também identificaram 13 satélites naturais em Netuno, sendo que os mais importantes são Tritão e Nereida. As principais características desse planeta foram obtidas através das informações captadas pela sonda Voyager.

Curiosidades:

- Netuno só pode ser visto através de telescópios.

- Uma viagem da Terra a Netuno levaria no mínimo 3.590 dias, o equivalente a 9 anos e 8 meses terrestres.