Alunos Online


O Iraque

Por: Alunos Online Bandeira do Iraque

Bandeira do Iraque

Em 1979, aconteceu no Irã a revolução Islâmica dos Aiatolas fundamentalistas Xiitas, contra a monarquia a favor dos ocidentais, o regime fundamentalista Islâmico declarou que Estados Unidos eram seu inimigo número um.

Em 1980, o Iraque invadiu o Irã, liderado por Saddam Hussein e apoiado pelo EUA, URSS e Israel e todos os países Árabes tradicionais, isso gerou um conflito armado, no qual morreram aproximadamente 1 milhão de pessoas, esse conflito se estendeu até 1988, nenhum dos lados envolvidos saiu vencedor.

O Iraque invadiu o Kuwait anexando-o ao seu território, pois as terras do Kuwait concentram grandes reservas petrolíferas, isso no ano de 1990, também com a intenção de pagar suas dívidas pendentes, contraídas na guerra contra o Irã.

Esse fato foi crucial para que houvesse a intervenção dos Estados Unidos, que queria sua afirmação como potência mundial, além de temer que essa tomada de território trouxesse alterações na política petrolífera, e elevasse os preços.

O acontecimento gerou um conflito armado liderado pelos EUA e mais 30 países aliados, então, em janeiro de 1991 o Iraque foi invadido pela força de coalizão.

No conflito que ficou conhecido como guerra do Golfo o Iraque saiu derrotado e o Kuwait retomou sua soberania e independência, o saldo da guerra foi 100.000 iraquianos mortos, 30.000 kuwaitianos e 520 soldados da coalizão.

Na década de 1990, Saddam Hussein era considerado o principal inimigo do EUA, o Iraque foi acusado de apoiar o terrorismo, de desenvolver armas químicas e nucleares, e devido a não autorização da inspeção da ONU sobre seu arsenal militar, o país foi embargado.

Enfim, em 2003 os EUA realizaram uma ofensiva contra o Iraque e depois de um tempo de ocupação, em 14 de dezembro de 2004, as forças da coligação capturaram Saddam Hussein.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)