Alunos Online


Oceania

Por: Tiago Dantas Oceania

Oceania

A Oceania é o menor de todos os continentes em área e segundo menor em população do mundo. Seu nome é proveniente de Oceanus, deus dos rios, segundo a mitologia grega. Tal continente é formado por um país de grande extensão territorial (Austrália) e uma série de ilhas, entre elas a mais importante é Nova Zelândia. Precisamente, a Oceania é formada pelos seguintes países: Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Palau, Papua, Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

Ocupando quase 90% de todo o continente, a Austrália exerce um papel fundamental na Oceania, visto que é a principal economia da região e um dos países mais desenvolvidos do mundo. A Nova Zelândia também possui um alto padrão de vida, sendo o país que mais se assemelha aos costumes ingleses em todo o mundo, possui também um papel de destaque na região, principalmente no ramo de alimentos. O desenvolvimento econômico da região é dificultado pelo aspecto geográfico, uma vez que o continente é formado por ilhas.

Na Oceania prevalece o clima tropical quente e úmido. Além disso, o continente possui os índices pluviométricos mais altos do mundo. Também podemos ressaltar uma notória atividade vulcânica na região, com destaque para os vulcões Mauna Loa e Kilauea, no Havaí. Aliás, esse país é geralmente, considerado como parte da Oceania, sendo que isso é confundido algumas vezes.

O problema principal da região é a poluição, sendo que em seus mares são depositadas várias toneladas de lixo tóxico, além de ser freqüentemente utilizada como palco de testes nucleares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)