Alunos Online


Pecuária no Brasil

A pecuária no Brasil destaca-se na criação de aves e gado bovino, sendo um dos principais países do setor em termos comerciais.

Por: Rodolfo F. Alves Pena A pecuária no Brasil destaca-se na criação de aves, bois, porcos e outros animais

A pecuária no Brasil destaca-se na criação de aves, bois, porcos e outros animais

A Pecuária Brasileira é considerada uma das mais produtivas em todo o mundo. Além de ser um dos maiores exportadores de carne bovina, o país também se destaca na criação de aves, que compõem mais de 70% do efetivo dos rebanhos brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O campo brasileiro, a partir da segunda metade do século XX, passou por um amplo processo de modernização, resultante da industrialização intensa e urbanização acelerada da sociedade. Em virtude disso, o meio rural passou a ser subordinado pela cidade, ao contrário do que ocorria anteriormente, o que resultou em profundas transformações no meio produtivo.

Nesse sentido, a pecuária em nível nacional conheceu um salto produtivo, gerando mais receita e intensificando a sua participação na produção de riquezas no país. Por outro lado, o número de empregos diminuiu e a concentração fundiária expandiu-se nesse setor.

A criação de gado bovino no Brasil concentra-se, atualmente, em grandes propriedades, geralmente com mais de mil hectares, mas pauta-se preferencialmente na produção de carne, haja vista que esse produto é o mais valorizado e o mais voltado para a exportação. A produção de leite e seus derivados é mais destacada em propriedades de pequeno e médio porte, uma vez que o seu mercado é somente interno no país, geralmente regionalizado.

A avicultura – criação de aves – destaca-se na produção de carne de frango e de alguns outros animais, configurando-se como um dos setores em que o Brasil possui o maior destaque no comércio internacional. O efetivo do rebanho de aves é o maior da América Latina e um dos maiores do mundo, perdendo apenas para alguns poucos países asiáticos, com destaque para a Rússia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse setor encontra-se intensamente subordinado à indústria, tendo a sua produção controlada por grandes empresas, tanto no crescimento do estoque quanto nos suprimentos utilizados durante a criação dos animais. Portanto, a indústria lucra com a pecuária tanto na industrialização dos seus produtos quanto no fornecimento de todo o aparato utilizado na criação, como chocadeiras, estufas, ração, medicamentos, nutrientes e muitos outros.

Confira no quadro a seguir a quantificação e a espacialização das práticas ligadas à pecuária no Brasil:

Quantidade e distribuição dos principais tipos de rebanhos brasileiros *
Quantidade e distribuição dos principais tipos de rebanhos brasileiros *

A Pecuária, atividade pertencente ao setor primário da economia, é uma das principais áreas em termos de produção de riqueza no país, estando cada vez mais interligada ao meio industrial e mais dependente das transformações nas técnicas e nos recursos tecnológicos.

_____________________

* Dados: IBGE. Pesquisa Pecuária Municipal, 2009.

Artigos Relacionados