População da Bahia

Baiana
Baiana

A população da Bahia é formada por 14.016.906 habitantes, conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse contingente populacional, o maior da Região Nordeste, corresponde a aproximadamente 7,3% da população atual do Brasil.

A densidade demográfica, também chamada de população relativa, é de 24,8 habitantes por quilômetro quadrado; já o crescimento demográfico é de 0,7% ao ano. A maioria da população da Bahia é do sexo feminino (51%); os homens respondem pelos 49% restantes. Outro destaque da população baiana é que o estado abriga o maior número relativo de negros e mulatos do país.

Assim como nos outros estados brasileiros, a população da Bahia é majoritariamente urbana, com cerca de 70% dos habitantes residindo em áreas urbanas. Salvador, capital estadual, é a cidade mais populosa da Bahia, com 2.675.656 habitantes. Outros municípios com grande concentração populacional são: Feira de Santana (556.642), Vitória da Conquista (306.866), Camaçari (242.970), Itabuna (204.667) e Juazeiro (197.965).

O estado apresenta grande diversidade cultural, com influência dos povos indígenas, dos europeus e dos negros africanos. Esse fato é constatado nas manifestações religiosas, na culinária, na música e na dança. Entre as celebrações de grande destaque estão a festa de Nosso Senhor do Bonfim, de Iemanjá e o carnaval, que atrai turistas de vários países do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No âmbito socioeconômico, a população da Bahia enfrenta alguns problemas. O estado ocupa o 19° lugar no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), estando à frente de todos os estados nordestinos, porém, atrás de todos os estados das demais Regiões do país.

Entre os fatores que contribuem para tal situação estão: a taxa de mortalidade, que é de 31,4 para cada mil nascidos vivos, estando bem acima da média nacional, que é de 22; o analfabetismo, que atinge 16,7% dos habitantes; os serviços de saneamento ambiental, que são oferecidos para menos da metade da população; e cerca de 25% dos baianos que vivem com até 1 salário mínimo.

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

Aspectos Físicos da Bahia

Características dos elementos naturais do território baiano.