Alunos Online


Principais minérios brasileiros

Os principais minérios brasileiros são encontrados especialmente nas regiões de formação geológica antiga, como os escudos cristalinos.

Os principais minérios brasileiros são encontrados, em sua maioria, em áreas de escudos cristalinos (maciços antigos) e, por esse motivo, nesses locais, destaca-se a extração de minerais metálicos. Nas bacias sedimentares, são explorados, entre outros, o petróleo (que é um fóssil líquido, e não um mineral), o carvão mineral (rocha sedimentar de origem fóssil) e o calcário – mineral muito utilizado para a produção de cimento e corretivo do solo.

Minério x mineral

Mas, afinal, o que é um minério e o que é um mineral?

  • Minerais: são compostos químicos naturais formados a partir de diversos processos físico-químicos que operaram na crosta terrestre. A maior parte desses compostos ocorre no estado sólido e compõe as rochas.

  • Minério: é um mineral ou uma associação de minerais (rochas) que podem ser explorado economicamente. O minério nada mais é que um mineral que possui valor econômico.

Minérios Brasileiros

É o minério mais explorado e também o mais exportado pelo Brasil. Suas jazidas estão concentradas, sobretudo, no Quadrilátero Ferrífero, localizado em Minas Gerais; na serra dos Carajás, no Pará; e no maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul. A sua maior utilidade é a de ser matéria-prima para a produção do aço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A principal jazida de bauxita encontra-se na serra do Oriximiná, no Pará. A bauxita é o minério do qual se extrai o alumínio, muito utilizado na fabricação de eletrodomésticos, materiais elétricos e também na construção civil por ser um material inoxidável. O processo de transformação desse mineral em alumínio é muito caro e oneroso ao meio ambiente. Por isso, é tão importante a reciclagem de latinhas de alumínio. O Brasil ocupa o segundo lugar na produção mundial de bauxita e minério de ferro.

  • Manganês

As principais jazidas de manganês estão localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, e na Serra dos Carajás, no Pará. Praticamente a metade da produção brasileira é exportada, principalmente para os Estados Unidos, Japão e Europa. O manganês é utilizado na fabricação de vários produtos químicos e de aço.

  • Nióbio

Grande parte do nióbio explorado no Brasil provém dos estados de Minas Gerais e Goiás. Esse elemento é fundamental para a fabricação de máquinas e equipamentos de alta tecnologia, como turbinas de aviões, aparelhos para diagnóstico médico, como os de ressonância magnética, e supercomputadores. O Brasil ocupa o primeiro lugar em produção de nióbio, assim como de manganês.

O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de minérios

O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de minérios

Por: Amarolina Ribeiro