Alunos Online


Qual a diferença entre rochas e minerais?

A diferença entre rochas e minerais está em suas respectivas composições.

Por: Rodolfo F. Alves Pena Os minerais e rochas são elementos diferentes que compõem a estrutura sólida da Terra

Os minerais e rochas são elementos diferentes que compõem a estrutura sólida da Terra

Ao observamos uma rocha – e não se esqueça de que, cientificamente falando, não existem pedras e sim rochas! –, muitas vezes nos admiramos com suas estruturas, suas características, verificamos até se são resistentes ou não. Mas será que sabemos se aquilo que estamos manuseando é realmente uma rocha ou seria um mineral?

Não se preocupe, a ciência também tem dificuldade para diferenciá-los! Isso porque não há um consenso formado sobre o conceito de mineral. Em Geologia, define-se mineral como sendo uma substância sólida, cristalina, que possui características fixas e que, apesar de algumas variações, podem ser expressas em fórmulas químicas. Os minerais são, portanto, substâncias ou compostos químicos solidificados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns minerais são encontrados isoladamente na natureza, outros fazem parte de rochas. Sendo assim, as rochas são conjuntos de partículas que podem ser formadas por um ou mais minerais

Exemplo: um determinado tipo de granito é formado por quartzo, mica e feldspato. O granito é a rocha; o quartzo, a mica, e o feldspato são os minerais que a compõe.

Curiosidade: os minerais que possuem utilidade e importância econômica são chamados de minérios.

Artigos Relacionados