Alunos Online


Recursos Naturais

Os recursos naturais envolvem todos os elementos naturais utilizados pela sociedade, podendo ser classificados em renováveis e não renováveis.

Os recursos naturais são os elementos da natureza utilizados pelas sociedades para o desenvolvimento das atividades econômicas, principalmente para a produção de matérias-primas empregadas na fabricação dos mais diversos produtos ou para a geração de energia, entre inúmeras outras importâncias. Dessa forma, temos como exemplo de recursos naturais as florestas, o solo, a água, os minerais, os ventos, a luz solar e inúmeros outros casos.

Os recursos naturais são subdivididos em duas principais categorias: os renováveis e os não renováveis.

Os recursos naturais renováveis são aqueles que apresentam a capacidade de se recompor naturalmente ou com o auxílio das atividades humanas, tais como as florestas, a água e os solos. Citam-se também como recursos renováveis aqueles que são considerados inesgotáveis, a exemplo dos ventos e da luz solar.

Os recursos naturais não renováveis, por sua vez, são aqueles que, em um curto ou longo prazo, terão a sua disponibilidade na natureza esgotada, a exemplo dos recursos minerais, que são finitos, tais como o carvão mineral, o alumínio, o ouro e o petróleo.

Os seres humanos aprenderam, com o tempo, a desenvolver meios e técnicas para melhor utilizar os recursos naturais. Assim, através do trabalho, as sociedades utilizam-se desses recursos para construir e alterar o espaço geográfico com base na transformação do espaço natural.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante lembrar que, no entanto, a forma indiscriminada e predatória com que os seres humanos muitas vezes utilizam os elementos da natureza contribui para que os recursos fiquem cada vez mais escassos, e isso inclui até mesmo os recursos naturais renováveis, pois a degradação da natureza pode interromper ou prejudicar os seus ciclos de renovação. Um exemplo é a água, que só pode ser consumida em sua forma potável, que existe em uma limitada quantidade. Com a poluição dos rios e das reservas hídricas em geral, além da destruição de boa parte das nascentes, esses recursos vêm ficando cada vez mais em falta no mundo.

Portanto, o mais importante é o desenvolvimento de alternativas econômicas e sociais que visem à construção de sociedades economicamente sustentáveis, ou seja, que visem à preservação da natureza e de seus elementos para as gerações futuras sem comprometer a disponibilidade dos recursos por ela oferecidos.

A utilização dos solos, dos ventos e da luz solar são exemplos da exploração dos recursos naturais

A utilização dos solos, dos ventos e da luz solar são exemplos da exploração dos recursos naturais

Por: Rodolfo F. Alves Pena