Alunos Online


Rochas metamórficas

As rochas metamórficas são aquelas constituídas a partir da transformação de outras rochas preexistentes.

Por: Rodolfo F. Alves Pena Gnaisse, rocha metamórfica oriunda do granito

Gnaisse, rocha metamórfica oriunda do granito

As rochas metamórficas constituíram-se a partir da transformação de outras rochas, em um processo chamado de metamorfismo. As rochas que se transformam para dar origem a uma rocha metamórfica são chamadas de protólitos, e suas características são determinantes para as características das novas rochas que serão formadas.

A diferença entre o metamorfismo e qualquer outro processo de transformação de rochas é que nele não ocorre a alteração física do protólito. Isso significa dizer que, no metamorfismo, a rocha permanece sólida durante todo o período, não sendo desgastada e nem convertida em pequenos sedimentos. Essa transformação acontece por causa da alteração das condições de temperatura e pressão do ambiente sobre o qual a rocha se encontra.

Em muitos casos, as rochas metamórficas guardam algumas características relativas aos seus respectivos protólitos, o que permite que os geólogos realizem estudos para averiguar suas transformações ao longo do tempo. Essas transformações podem ocorrer tanto na ordem mineralógica, em que há transformação dos minerais, quanto na ordem textural, em que há alterações em termos de alinhamento, cristalização, dureza e outros aspectos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As rochas metamórficas originadas de protólitos de rochas sedimentares são chamadas de parametamórficas; por outro lado, as que se originam de rochas ígneas ou magmáticas são chamadas de rochas ortometamórficas. Vale lembrar que também existem as rochas oriundas de protólitos metamórficos.

Confira alguns exemplos de rochas metamórficas:

  • Gnaisse, formado pelo metamorfismo do granito;

  • Quartzo, formado pelo metamorfismo do arenito;

  • Mármore, formado pelo metamorfismo do calcário;

  • Ardósia, formada pelo metamorfismo do xisto.

Mármore: formado a partir da transformação do calcário
Mármore: formado a partir da transformação do calcário