Alunos Online


Sedimentação das rochas e dos solos

O conceito de sedimentação está relacionado com os processos que provocam o desgastes das rochas e dos solos.

Por: Rodolfo F. Alves Pena As praias formam-se a partir da sedimentação das rochas litorâneas

As praias formam-se a partir da sedimentação das rochas litorâneas

A sedimentação é o processo natural ou antrópico de desgaste que atua sobre as rochas e também sobre o solo, lembrando que a formação do próprio solo é resultado da sedimentação de formações rochosas preexistentes.

O processo de sedimentação acontece em virtude da exposição das estruturas sólidas do relevo aos agentes externos ou exógenos de transformação da superfície, também chamados de agentes intempéricos, a saber: a água (chuva, rios, etc.), os ventos e as variações climáticas. Com isso, as rochas e os solos vão sendo lentamente quebrados ou desgastados, transformando-se em partículas pequenas chamadas de sedimentos.

O agrupamento dos sedimentos formados por esse processo em determinadas condições de pressão e temperatura dá origem às rochas sedimentares e, em larga escala, a um tipo específico de província geológica: as bacias sedimentares, que podem abrigar petróleo e até a estrutura de fósseis. O processo de junção dos sedimentos, nesse contexto, é chamado de cimentação ou diagênese.

A água, como agente formadora de sedimentos, atua na quebra gradual das rochas e também no transporte dos sedimentos produzidos. Em áreas litorâneas, por exemplo, a quebra das ondas nas formações rochosas contribui para a formação das areias das praias, cujos grãos são sedimentares. Nas margens dos rios, acontece um processo relativamente semelhante que pode resultar no assoreamento – acúmulo de sedimentos no leito dos rios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra forma de atuação da água acontece na lixiviação – ou erosão laminar –, que provoca a “lavagem” dos solos, ou seja, a remoção de sua camada superficial de sedimentos, além de também provocar o surgimento de erosões (a própria sedimentação pode ser considerada um processo erosivo). Além disso, o escoamento das águas superficiais também ocasiona o transporte da carga de sedimentos gerados para outras áreas, incluindo os rios.

Outro agente que provoca a sedimentação é o vento. Ele também atua no sentido de escupir as mais diversas formas de relevo por meio da gradual retirada de sedimentos das rochas e dos solos. Não obstante, ele também atua no processo de transporte e deposição do material sedimentar, contribuindo para evidenciar, assim, o caráter dinâmico do relevo terrestre.