Alunos Online


Terremotos no Brasil

A possibilidade de terremotos no Brasil está relacionada com a existência de falhas geológicas no relevo do país.

Por: Rodolfo F. Alves Pena É possível haver terremotos de grave impacto no Brasil?

É possível haver terremotos de grave impacto no Brasil?

Quando uma catástrofe relacionada com um terremoto de grandes proporções atinge um determinado país, logo surge a preocupação na mente de muitos brasileiros: é possível haver terremotos no Brasil? E se houver, as nossas cidades correm o risco de serem profundamente afetadas por esse problema?

Para respondermos a esses questionamentos, primeiramente é necessário entender, precisamente, quais são as causas possíveis dos terremotos. A primeira e a principal delas é a instabilidade geológica gerada pelo choque entre duas placas tectônicas. Os terremotos ocorrem quando há um alívio da tensão gerada por esse choque ou uma acomodação repentina dessas placas. A segunda causa é a ação de pequenas falhas geológicas, que, basicamente, são pequenas fraturas no relevo que, eventualmente, movimentam-se e provocam tremores, embora eles sejam de menores proporções.

O território brasileiro encontra-se posicionado no interior da placa tectônica sul-americana, portanto, longe das áreas de maior instabilidade geológica. No entanto, no interior do nosso território, há algumas falhas geológicas em algumas áreas, o que provoca alguns eventuais tremores.

Desse modo, respondendo às perguntas: há, sim, terremotos no Brasil, porém eles são menos frequentes do que em outras áreas e menos intensos, muitos deles sequer são sentidos ou percebidos sem a ajuda de sismógrafos. Anualmente, centenas de tremores acontecem no país, porém poucos são perceptíveis e raríssimos os que ultrapassam a casa dos 6 mb, considerado de médio risco, e jamais houve registro de um tremor que chegasse a 7 mb. Portanto, no país, é improvável que ocorram catástrofes como as já registradas no Nepal, no Japão, no Chile e em outras áreas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O maior terremoto da história do Brasil já registrado ocorreu no estado do Mato Grosso, na Serra do Trombador, localizada no norte do estado, a cerca de 540 km de Cuiabá. O episódio ocorreu em janeiro de 1955, atingindo cerca de 6,2 mb, o suficiente para trazer graves problemas em uma cidade muito povoada. No entanto, não houve graves incidentes com a população, haja vista que a área não era muito povoada.

Aliás, a única morte por terremotos no Brasil ocorreu em 2007, em um vilarejo rural de Caraíbas, no município de Itacarambi, em Minas Gerais. O terremoto, na ocasião, atingiu 4,9 mb, mas foi de intensidade suficiente para fazer desabar as paredes de uma pequena casa e atingir uma criança de cinco anos enquanto dormia.