Alunos Online


Tipos de chuva

Os tipos de chuva são categorizados a partir dos processos naturais e geográficos responsáveis por sua formação.

Por: Rodolfo F. Alves Pena É possível diferenciar os vários tipos de chuvas existentes

É possível diferenciar os vários tipos de chuvas existentes

A chuva é a precipitação da água presente na atmosfera em forma de vapor, ou seja, é a conversão da umidade do ar em água líquida, podendo eventualmente se apresentar em conjunto com partículas no formato sólido, chamadas de granizo.

Existe, nesse contexto, uma classificação que define os diferentes tipos de chuvas. Essa tipologia é estabelecida com base no seu processo de formação, ou seja, em relação aos elementos e fenômenos que propiciaram a sua ocorrência.

As chuvas são classificadas em frontais, de convecção e orográficas.

1) Chuvas frontais: também chamadas de ciclônicas, são aquelas causadas pelo choque ou encontro direto entre duas massas de ar, sendo uma delas fria e seca e a outra quente e úmida.

Sabemos que o ar frio é mais denso e tende a descer, enquanto o ar quente é menos denso e tende a subir. Quando essas duas massas de ar encontram-se, o ar quente sobe para as camadas mais frias da atmosfera, onde ele perde temperatura e condensa-se, formando as chuvas.

Esquema ilustrativo das chuvas frontais
Esquema ilustrativo das chuvas frontais

2) Chuvas de convecção: também ocorre com a interação do ar frio com o ar quente, mas ao contrário do caso anterior, não se formam pelo choque frontal entre duas massas de ar, e sim pelo movimento ascendente do ar quente e do movimento descendente do ar frio, que é mais pesado. Tal processo também se relaciona à evaporação da superfície úmida dos solos, dos rios e dos oceanos, além da evapotranspiração realizada pela vegetação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esquema ilustrativo das chuvas de convecção
Esquema ilustrativo das chuvas de convecção

3) Chuvas orográficas: também chamadas de chuvas de relevo, as chuvas orográficas ocorrem pela ação do relevo sobre o clima, quando um massa de ar é "bloqueada" por uma forma superficial, como uma serra ou uma montanha. Assim, a umidade satura o ar ao redor e provoca fortes índices de precipitação, chamados de chuvas torrenciais. É comum que a região para onde a massa de ar úmido deveria ir apresente problemas de secas recorrentes.

Esquema ilustrativo das chuvas orográficas
Esquema ilustrativo das chuvas orográficas

As chuvas frontais são típicas de latitudes médias, enquanto as de convecção podem ocorrer em qualquer espaço, sendo muito comuns nas áreas equatoriais e também em regiões oceânicas. Já as chuvas orográficas dependem da altitude das formas de relevo.

 


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto: