Alunos Online


Tipos de Relevo

Os Tipos de Relevo são os aspectos da superfície terrestre. A formação das diferentes formas de relevo se deve à ação dos agentes internos ou endógenos – que acentuam o relevo – e também dos agentes externos ou exógenos – que atenuam e esculpem o relevo. Os tipos de relevo são: cadeias de montanhas, planaltos, depressões e planícies.

Cadeias de Montanhas: são formas de relevo influenciadas principalmente pelos agentes endógenos, uma vez que são estruturas geológicas de formação recente. São caracterizadas por apresentarem elevadas altitudes, relevo acidentado e a formação de vales.

As montanhas são formações geológicas recentes

Planaltos: são formações terrestres geologicamente antigas, dessa forma sofreram mais com as ações externas. Apresentam altitudes e formas muito variadas, com ondulações suaves, como os morros e serras, e, muitas vezes, altitudes planas, como as chapadas.

Chapada Diamantina, Brasil: exemplo de Planalto

Planícies: são estruturas de relevo com formação antiga e também sofreram mais com os agentes exógenos do que com os endógenos. Apresentam superfícies relativamente planas, em virtude das ações de elementos como as chuvas, os ventos e pela deposição e transporte de sedimentos. São subdivididas em planícies costeiras, em que a deposição de sedimentos é realizada pelo mar, planícies fluviais, formadas através da deposição realizada pelos rios, e planícies lacustres, quando a atuação é realizada pelos lagos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Planície do Araguaia: planície do tipo fluvial

Depressão: Depressão são formas de relevo que se encontram abaixo do nível do mar (depressão absoluta) ou que se encontram em altitudes menores que as formas de relevo que as circundam (depressão relativa).

Os vales, localizados entre montanhas, são exemplos de depressão relativa

 

 

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Os relevos possuem várias formas distintas, variando conforme a idade e a atuação dos agentes modeladores

Os relevos possuem várias formas distintas, variando conforme a idade e a atuação dos agentes modeladores

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados