Alunos Online


Vegetação

Por: Eduardo de Freitas Interior de uma floresta Temperada.

Interior de uma floresta Temperada.

Vegetação é um tipo de vida vegetal fixada ao solo, que pode variar de acordo com a região e suas particularidades, como clima, luminosidade, relevo, solo, entre outros. Ela pode ser definida também como um conjunto de plantas de uma região; é o elemento da paisagem que mais se destaca.

Em áreas próximas à Linha do Equador há maior diversidade vegetativa em razão da intensa luz solar que incide nessa parte do planeta e por apresentar elevadas temperaturas e umidade, elementos fundamentais para a proliferação de inúmeras espécies de plantas, uma vez que desenvolve uma grande decomposição de restos vegetais que fertilizam naturalmente os solos. Por outro lado, na medida em que se afasta da Linha Equador, a diversidade de vida vegetal diminui.
As principais características vegetativas são: florestas Tropicais (Cerrado, Mata Atlântica e Savanas), florestas Equatoriais, florestas Temperadas (coníferas e caducifólias), Estepe, Tundra e Pradarias.

Todos os tipos de vegetações identificadas resultam da interdependência de fatores naturais, tais como luz, calor, umidade, solo e hidrografia. Desse modo, conforme a combinação desses elementos, a vegetação exibirá uma configuração específica. Assim, os vegetais se diferem também de acordo com a quantidade de água necessária à sobrevivência, por isso são classificadas em higrófilas, plantas adaptadas a ambientes extremamente úmidos; as hidrófilas, vegetais que vivem especificamente em ambientes aquáticos; e as xerófilas, plantas que sobrevivem em ambientes que contam com restrita umidade, ou seja, adaptada à escassez de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Artigos Relacionados