Alunos Online


Xenofobia

A Xenofobia é a aversão, preconceito ou repulsa de uma população para com povos estrangeiros. Trata-se de um fenômeno que esteve presente ao longo de toda a história da humanidade e que também se faz presente nos dias atuais.

As migrações internacionais a partir da segunda metade do século XX e, principalmente, no início do século XXI caracterizaram-se pelo fluxo de pessoas dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos, em busca de melhores condições de vida e oportunidades de emprego.

Geralmente, essas imigrações costumam ser ilegais, de modo que a maioria desses migrantes encontra apenas empregos considerados inferiores na escala social, com baixos salários, porém considerados altos em relação à média salarial dos países de onde saíram.

Diante desse cenário, observa-se a formação de comportamentos e, em alguns países, de movimentos organizados em repúdio a esses fluxos migratórios e às populações estrangeiras. Desenvolve-se, então, uma relação de racismo, fruto do etnocentrismo velado na cultura dos países desenvolvidos.

Além de ser compreendida como uma patologia, a xenofobia também possui um caráter social, uma vez que os imigrantes disputam vagas de emprego com os habitantes locais, o que os transformam em uma verdadeira ameaça. Esse quadro se complica se considerarmos que a mão de obra estrangeira é mais barata que a local, uma vez que os imigrantes, por serem geralmente ilegais, acabam não tendo os mesmos direitos trabalhistas que os demais habitantes. Tal fator aumenta esse sentimento de ameaça em relação aos estrangeiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na Rússia, por exemplo, foram registradas mortes de mais de 300 pessoas vítimas de ataques xenofóbicos. Nos EUA, inúmeros mexicanos e outros povos latino-americanos já sofreram com ataques e assassinatos. Em 2011, na Noruega, cerca de 80 estrangeiros foram mortos em um atentado realizado por um ideólogo nacionalista de extrema direita.

Com o advento e a difusão da Globalização em todo mundo, é cada vez mais frequente a ocorrência de casos de ações xenofóbicas, uma vez que, com os avanços tecnológicos nos meios de transporte e informação, o fluxo de pessoas se intensificou em todo o planeta.

______________________

¹ Fonte da imagem: Chris Loneragan  e Shutterstock

Pichação em um muro no Reino Unido que afirma que “migração não é crime”, em protesto às frequentes posturas xenofóbicas no país. ¹

Pichação em um muro no Reino Unido que afirma que “migração não é crime”, em protesto às frequentes posturas xenofóbicas no país. ¹

Por: Rodolfo F. Alves Pena