Brasil República

O Brasil República iniciou-se em 1889 com o governo de Marechal Deodoro da Fonseca.

Por Demercino José Silva Júnior
PUBLICIDADE

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República. Após inúmeros conflitos e pressões, o Império finalmente ruía. Dava-se início a uma nova fase da política brasileira.

O regime Republicano foi marcado, inicialmente, por um governo militar. Era a chamada República da Espada (1889 – 1894) em que a alteração do regime político não evitou conflitos entre monarquistas e republicanos. O Brasil ainda não era uma democracia.

Depois da República militarista, teve início a República dos Bacharéis, tendo Prudente de Moraes como o primeiro presidente civil. Começava o processo de articulação política que ficou conhecido como Café com Leite, por conta do poder ter sido alternado entre fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo. Em seguida, aconteceu um golpe de Estado conhecido como a Revolução de 1930, em que Getúlio Vargas assumiu o poder, dando início à Era Vargas.

Getúlio governou voltado para as bases militares, coibindo o crescimento do comunismo que se alastrava pelo mundo desde a Revolução Russa, em 1917. A censura, a ausência de liberdade, as prisões e as torturas marcaram seu governo, inaugurando o Estado Novo. Getúlio foi deposto pelos militares, que garantiram as novas eleições que elegeram o general Eurico Gaspar Dutra.

A República Liberal (1946 – 1964) foi marcada por uma maior aproximação com a democracia. Seus representantes, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart, foram eleitos com grande apoio popular. Nacionalista, João Goulart fez um governo voltado para o povo. Após um discurso inflamável em que defendeu a Reforma Agrária e anunciou a nacionalização das empresas de petróleo, os militares o trataram como subversivo e deram um golpe, instaurando a ditadura militar.

O período ditatorial foi autoritário, sem espaço para a liberdade. Temendo o avanço comunista, os militares realizavam prisões, torturavam presos e forjavam provas, incriminando pessoas que julgavam serem subversivas. Foi um período negro na história brasileira que só terminou em 1985 com as eleições realizadas pelo colégio eleitoral. Em 1989, a democracia ressurgiu, com a eleição pelo voto direto de Fernando Collor de Melo.
 

ARTIGOS DE "Brasil República"
Confira os artigos da seção Brasil República
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Fibromialgia
Conheça a síndrome que causa diversas dores no corpo.

..................................................

O que é cultura?
Afinal, você sabe definir o que é cultura de forma correta?

..................................................