Alunos Online


1453: Queda de Constantinopla

A Queda de Constantinopla ocorreu em 29 de maio de 1453, após o ataque dos turco-otomanos comandados por Mehmet II.

  • Quando ocorreu a Queda de Constantinopla?

  • A Queda de Constantinopla, capital do Império Bizantino – ou Império Romano do Oriente – foi um dos acontecimentos mais marcantes da história. Isso porque ela inaugurou o que seria denominado como Idade Moderna. Constantinopla foi invadida e conquistada por guerreiros do Império Turco-otomano em 29 de maio de 1453. À época, estava à frente dos bizantinos o imperador Constantino XI Paleólogo e, à frente dos otomanos, o sultão Mehmet II.

    • Conflitos internos no Império Bizantino e ascensão dos otomanos

    Constantinopla, em virtude de suas múltiplas riquezas, era a cidade mais cobiçada da Idade Média por impérios rivais e povos caracterizados por invasões e pilhagens, como os hunos, que tentaram invadir a cidade diversas vezes. Durante os onze séculos em que esteve em vigor, o Império Bizantino teve que lidar com essas ameaças, que vinham, inclusive, dos cristãos ocidentais, como ocorreu na Quarta Cruzada, em 1204.

    Entretanto, podemos dizer que os bizantinos tiveram dois grandes inimigos. O primeiro era a própria dinâmica de usurpação de tronos e deposições de imperadores, que ocorriam em razão das rivalidades entre dinastias. O segundo era o império nascido do sultanato de Othman de Sogut, formado em 1299, na região da Anatólia, onde o Império Bizantino também tinha posses. O sultanato de Othman, que era um turco seljúcida convertido ao islamismo, transformou-se no poderoso e extenso Império Turco-otomano.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Enquanto guerras entre imperadores bizantinos, como a que ocorreu no século XIV entre João V Paleólogo e João VI Cantacuzeno, contribuíam para a desagregação interna do império, os otomanos passavam a investir maciçamente contra os seus domínios. Um dos sultões otomanos, Solimão Paxá, conquistou cidades bizantinas importantes, como Galípoli, Filipópolis e Adrianópolis, no ano de 1354. A cidade de Constantinopla foi posteriormente, por três vezes, cercada pelos otomanos. A primeira em 1391, e as outras em 1396 e 1422.

    • Sultão Mehmet II e o ataque final

    No entanto, o ataque que decidiria o destino do Império Bizantino foi empreendido pelo sultão Mehmet II. Mehmet chegou ao poder em 1451, ano em que o imperador bizantino Constantino XI Paleólogo procurava o reforço ocidental na luta contra os otomanos. Nesse sentido, Mehmet definiu como prioridade a conquista de Constantinopla para pôr fim de vez ao Império Romano do Oriente. Dois anos depois, em abril de 1453, Mehmet reuniu um expediente de cerca de 60 mil homens e dirigiu-se às muralharas da capital bizantina.

    Munidos de artilharia pesada, como a bombarda de bronze de 635 mm de calibre, os otomanos conseguiram ao longo de quase dois meses transpor todas as resistências bizantinas. Em 29 de maio, a cidade estava tomada, e o Império Bizantino, caído.

    *Créditos da imagem: Shutterstock e Lestertair

Constantinopla foi conquistada pelos turco-otomanos em 1453 *

Constantinopla foi conquistada pelos turco-otomanos em 1453 *

Por: Cláudio Fernandes