Alunos Online


Alexandre Magno

Alexandre Magno foi um dos grandes imperadores da Antiguidade, tendo expandido seus domínios por vastas regiões.

Alexandre Magno ou Alexandre, o Grande, é considerado um dos maiores imperadores e estrategistas militares da história da humanidade. Sua fama é comparada à do imperador romano Otávio Augusto e à do imperador francês Napoleão Bonaparte. Ao longo do vasto império que conquistou, Alexandre difundiu a cultura grega, na qual era formado, construindo assim o que o historiador alemão Johann Droysen denominou helenismo. O chamado “período helenístico” corresponde à fase do mundo antigo que se desenvolveu sob a atmosfera das conquistas alexandrinas.

Alexandre, quando criança, teve como preceptor o filósofo de Estagira, Aristóteles, que fora contratado por Felipe II, rei da Macedônia, para instruir o filho. Felipe, pai de Alexandre, foi um grande general e desenvolveu um projeto de unificação das cidades-estado gregas, ao qual deu o nome de “Comunidade Grega”. Esse projeto foi levado a cabo por meio de guerras que submeteram as demais cidades-estado após a Guerra do Peloponeso no século IV a.C.

Terminada a Guerra do Peloponeso, houve uma disputa pela hegemonia da Hélade (conjunto das cidades-estado da Grécia Antiga), que, inicialmente, ficou sob o domínio espartano, depois passou ao domínio de Tebas. Esse processo de disputa acabou gerando uma profunda instabilidade entre as principais cidades-estado gregas, fato que facilitou a investida macedônica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Felipe II promovia o estímulo da rivalidade entre as cidades-estado, ao passo em que organizava um processo de dominação completa. A Batalha de Queroneia, que foi travada em 338 a.C. contra as outras lideranças gregas, foi vencida pela Macedônia, que começou então o estabelecimento da Comunidade Grega. Contudo, em 336 a.C., Felipe II foi assassinado.

Com a morte do pai, Alexandre ficou encarregado de dar continuidade ao projeto de Felipe. Com exemplar formação militar, Alexandre, aos poucos, foi se revelando também um exímio administrador. Essa faceta política de Alexandre tornou-se notória com a sua valorização da cultura das civilizações que conquistava, que passavam a articular-se, ecumenicamente, com a cultura grega.

Após completar o domínio macedônico da Hélade, Alexandre direcionou a expansão de seu império para a Ásia. Para tanto, derrotou o Império Persa, em 333 a.C., na famosa Batalha de Isso. A vastidão do império alexandrino ia desde a Península Balcânica, passando pelo Egito, Anatólia (atual Turquia), Oriente Médio, Pérsia, até a Índia.

Alexandre morreu em 323 a.C. de febre tifoide. Seu império foi dividido entre os seus generais e só perdeu suas zonas de influência com a ascensão do Império Romano.

Alexandre Magno (356 a.C; – 323 a.C.) foi um dos maiores imperadores da Antiguidade e também um dos maiores estrategistas militares

Alexandre Magno (356 a.C; – 323 a.C.) foi um dos maiores imperadores da Antiguidade e também um dos maiores estrategistas militares

Por: Cláudio Fernandes