Alunos Online


Antecedentes da Primeira Guerra Mundial

A evolução da ciência e da tecnologia foram características essenciais do século XIX, que foi marcado pelo progresso econômico dos países industrializados europeus. Esse período, que ficou conhecido por Belle Époque (Bela Época),retratou o otimismo da burguesia industrial em relação à obtenção de mais lucros para as suas empresas e a busca dos países ricos pela soberania do poder político mundial.

A Revolução Industrial influenciou muitos empresários a buscarem mais mercados consumidores para os seus produtos e também mão de obra barata para economizar durante a produção. Essas duas necessidades inauguraram a política imperialista, em que os países industrializados da Europa começaram a disputar o mercado mundial.

Essa disputa econômica foi gradativamente aumentando a rivalidade entre vários países, que começaram a se preocupar com a possibilidade de ocorrência de um confronto militar. Países como Inglaterra, França, Alemanha e Itália iniciaram uma corrida armamentista, realizando fortes investimentos em tecnologia bélicasem que existisse necessariamente uma guerra. Este período ficou conhecido pelos historiadores como “Paz Armada”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O receio de um conflito por questões econômicas fez com que as potências europeias se dividissem em blocos. De um lado, originou-se a Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália. Do outro lado, formou-se a Tríplice Entente, integrada por Rússia, França e Inglaterra. Essas alianças aumentaram ainda mais a rivalidade política entre os países e acirraram ainda mais o cenário de tensão que antecedeu a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).

O desenvolvimento tecnológico de armamentos como submarinos, metralhadoras, aviões, tanques de guerras e gases venenosos encorajaram vários chefes de Estado a declararem guerra ao inimigo. Dessa forma, esse conflito mundial ganhou grande proporção pelo nível militar que as nações envolvidas desenvolveram ao longo do século XIX, que teve como consequência a morte de milhares de pessoas durante os quatro anos de conflito.

*Créditos de imagem: Shutterstock.com e Paul Prescott´s

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Primeira Guerra Mundial: Dois soldados russos com uniforme de gala.*

Primeira Guerra Mundial: Dois soldados russos com uniforme de gala.*

Por: Fabrí­cio Barroso dos Santos