Alunos Online


Atentados de 11 de setembro de 2001

A data de 11 de setembro de 2001, em que ocorreram atentados terroristas contra os EUA, marcou a transição do século XX para o século XXI.

No dia 11 de setembro de 2001, ocorreu um dos fatos mais marcantes na história dos Estados Unidos da América: o atentado terrorista à população civil norte-americana. O acontecimento já pode ser considerado o principal fato histórico que marcou a transição do século XX (século das grandes guerras mundiais) para o século XXI.

Os Estados Unidos da América, durante o século XX, iniciaram uma política de financiamento bélico e econômico para os ditadores dos chamados países árabes (o Egito e a Líbia) e para a Guerra do Iraque em 1991 (contra Saddam Hussein). Outros países também tiveram ditadores que conseguiram alcançar o poder a partir da ajuda financeira e bélica dada pelos norte-americanos.

Qual o principal objetivo do interesse político norte-americano nas regiões do norte da África e no Oriente Médio, local onde se concentram os países de origem árabe? Segundo alguns especialistas, o domínio do mercado mundial do petróleo seria o principal motivo de interesse estadunidense na região do Oriente Médio, onde estão localizadas as principais reservas de petróleo do mundo.

Os ataques ocorridos no dia 11 de setembro de 2001 fazem parte dessa conjuntura de interesses norte-americanos na região do Oriente Médio. Para os fundamentalistas islâmicos (religiosos radicais), os Estados Unidos sempre financiaram governos opressores e ditatoriais, subjugando e massacrando a população islâmica em seus próprios territórios.

Em retaliação à política implantada pelos EUA, no século XX, terroristas do grupo AL Qaeda, sob a liderança de Osama Bin Laden, empreenderam no dia 11 de setembro de 2001 uma série de atentados ocorridos no território norte-americano.

Quatro aviões (cada um com capacidade para mais de 100 passageiros) foram tomados em pleno voo por terroristas da Al Qaeda. Dessas quatro aeronaves, duas tiveram como destino a cidade de Nova York. Os principais alvos dos terroristas foram as torres gêmeas do World Trade Center, prédios comerciais que abrigavam milhares de pessoas no cotidiano de trabalho.

Um avião colidiu contra a torre norte e a outra aeronave contra a torre sul. Em pouco tempo, as duas torres foram lançadas abaixo. Cerca de 3 mil pessoas morreram nesse atentado, fato que causou grande medo e repercussão na população mundial e, especificamente, na sociedade norte-americana.

As outras duas aeronaves foram direcionadas para outros pontos estratégicos estipulados pelos terroristas: um avião sobrevoou o Pentágono (Departamento de Defesa dos EUA e local onde se encontra a Força Aérea estadunidense), vindo a colidir com partes do prédio. Muitos especialistas disseram que o outro avião teria como principal alvo a Casa Branca (Sede do Governo norte-americano e residência do presidente), mas a aeronave foi lançada contra uma região inabitada da Pensilvânia.

Em pronunciamento realizado pela televisão Al Jazira, Osama Bin Laden assumiu a autoria do atendado juntamente com o grupo terrorista Al Qaeda. Logo em seguida, ambos foram colocados em primeiro lugar na lista de inimigos públicos dos Estados Unidos.

Os acontecimentos ocorridos no dia 11 de setembro de 2001 marcaram o século XXI como o século da guerra ao terror, ou seja, guerra aos terroristas e ao terrorismo. O mundo ainda vive em intensa tensão, várias pessoas tornaram-se suspeitas e vários países estão em permanente alerta contra o terrorismo. 

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

* Créditos da imagem: Dan Howell / Shutterstock.com

Ataque às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York.*

Ataque às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York.*

Por: Leandro Carvalho