Alunos Online


Guerra do Peloponeso (431- 404 a.C.)

A Guerra do Peloponeso, que ocorreu entre os anos de 431 e 404 a.C., opôs as duas principais cidades-estados gregas, Atenas e Esparta, pelo controle da Grécia, deixando-a debilitada politicamente após o conflito. 

A origem da Guerra do Peloponeso remonta o fim das guerras contra os persas, em que os atenienses saíram vitoriosos na Batalha Naval de Salamina e tornaram-se a grande força militar da região. Durante esses conflitos, os gregos criaram a Liga de Delos, uma aliança militar que consistia principalmente na reunião de recursos para financiar as atividades bélicas das cidades-estados gregas. O nome da liga era decorrente do local onde eram depositados os recursos, a Ilha de Delos.

Ao final das guerras contra os persas, os atenienses insistiram na manutenção da Liga e continuaram a cobrar impostos de todas as cidades gregas, levando posteriormente os tesouros coletados para Atenas. Essa situação gerou uma grande insatisfação, porém, as demais cidades nada podiam fazer frente ao poderio militar ateniense.

Esse período representou o apogeu do imperialismo ateniense, já que a cidade passou a interferir na vida política e social das outras pólis. Durante o governo de Péricles, a cidade se tornou um importante centro comercial e marítimo, e o dinheiro da liga foi utilizado para embelezar Atenas, construindo templos, como o Partenon.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Frente à insatisfação com essa situação, foi formada a Liga do Peloponeso. Liderada por Esparta, a Liga reuniu as cidades de Corinto, Mégara e Tebas, e declarou guerra à Atenas em 431 a.C. Esparta tinha o domínio terrestre, devastando os campos da Ática e cercando Atenas, que apesar de seu predomínio marítimo, não conseguiu resistir. A guerra durou 27 anos e, ao final dela, Atenas foi derrotada e jamais conseguiu reerguer sua antiga liderança.

A Guerra do Peloponeso também representou o declínio do mundo grego, pois mesmo que os espartanos tivessem mantido seu domínio sobre os demais povos por 30 anos, vários conflitos entre as cidades-estados foram verificados, o que facilitou a invasão macedônica.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Leônidas, um dos heróis militares de Esparta – cidade que enfrentou Atenas na Guerra do Peloponeso

Leônidas, um dos heróis militares de Esparta – cidade que enfrentou Atenas na Guerra do Peloponeso

Por: Tales Pinto