Alunos Online


Idade do Ferro na África

Por: Leandro Carvalho Produção do Ferro na Antiguidade

Produção do Ferro na Antiguidade

Quando nos referimos à Antiguidade, quase sempre nos lembramos das civilizações grega e romana. Temos conhecimento da importância e do legado cultural que elas deixaram para as sociedades ocidentais, entretanto sabemos quase nada ou nada das civilizações da Antiguidade que se desenvolveram na África.

Entre os séculos V e II a.C., algumas sociedades africanas, na região da chamada África subsaariana (ao sul do deserto do Saara), viviam a chamada Idade do Ferro. Naquele momento, elas aprenderam a manipular o ferro e forjaram armas e utensílios diversos com esse metal.

Uma das culturas que constituíram as civilizações da Antiguidade no continente africano foi a Nok, civilização que se desenvolveu na região da atual Nigéria, entre os anos 100 e 300 a.C.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A manipulação do ferro proporcionou enormes transformações naquelas sociedades africanas.    Com o advento do ferro, as sociedades africanas passaram a produzir armas de caça mais resistentes, eficazes e eficientes. As civilizações que tiveram contato com a metalurgia do ferro passaram a controlar o poder e a submeter outros povos da região que ainda não tinham contato com o metal. Portanto, o ferro proporcionou a expansão da área de ocupação das civilizações que faziam parte da Idade do Ferro.