Primeira Guerra Mundial

Por Rainer Sousa
Cartão postal de 1900 que descreve o general americano Pershinge  nas trincheiras da linha de frente, durante a Primeira Guerra Mundial*
Cartão postal de 1900 que descreve o general americano Pershinge nas trincheiras da linha de frente, durante a Primeira Guerra Mundial*
PUBLICIDADE

Desenvolvida entre os anos de 1914 e 1918, a Primeira Guerra Mundial foi um dos mais penosos conflitos desenvolvidos no século XX. Fortemente marcada pela chamada corrida armamentista, já vivenciada desde os fins do século XIX, este conflito contou com o emprego de tecnologias nunca antes vistas nos campo de batalha. Contudo, vem a questão: quem participou e por que ocorreu essa corrida armamentista que se liga diretamente à Primeira Guerra?

Desde a segunda metade do século XIX, as grandes potências capitalistas da Europa disputavam entre si o domínio em regiões da África, da Ásia e do próprio Leste Europeu. Países como Itália, Alemanha, Inglaterra, Rússia e França ligavam o seu desenvolvimento econômico à exploração destas regiões. Paralelo à presença dessas disputas territoriais, os movimentos nacionalistas foram outro elemento fundamental para que os sentimentos de revanche e animosidade ganhassem ainda mais força em tal cenário. 

No campo diplomático, as potências já faziam acordos de cooperação militar que estabeleciam um cenário de alianças que acabou dando a configuração vista durante o conflito. De um lado, a Tríplice Aliança era composta pela Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália. Do outro, tínhamos a Inglaterra, a França e a Rússia ordenando o cenário geral de países envolvidos nas disputas imperialistas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Iniciada a partir do atentado que resultou na morte do arquiduque austro-húngaro Francisco Ferdinando, a Primeira Guerra Mundial se estendeu e contou com duas fases distintas. Em um primeiro momento, que vai até 1916, o pesado armamento presente dos dois lados deixou a guerra marcada por um grande equilíbrio de forças. A partir de 1917, a saída dos russos e a entrada dos EUA definiu a vitória da Tríplice Entente.

Encerrado o conflito, o Tratado de Versalhes foi o mais importante acordo para estabelecer as sanções impostas aos países derrotados. A Alemanha foi a nação mais pesadamente prejudicada ao ter que pagar grandes indenizações, perder territórios e diminuir seu poder militar. Por outro lado, os EUA tiveram no pós-guerra uma vertiginosa experiência de expansão da atividade industrial e do consumo.

*Créditos da imagem: Susan Law Cain   e Shutterstock.com

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Regra de três
Listamos os três erros mais comuns em regra de três.

..................................................

Fígado
Você conhece todas as funções desse órgão no organismo?

..................................................