Unificação Italiana

O processo de Unificação Italiana foi um dos principais acontecimentos políticos do século XIX.

Giuseppe Garibaldi foi um dos principais articuladores da Unificação Italiana
Giuseppe Garibaldi foi um dos principais articuladores da Unificação Italiana

Após a Era Napoleônica, a Europa passou a viver um verdadeiro surto nacionalista, em grande parte estimulado pelo processo de destruição do Estado Absolutista empreendido por Napoleão Bonaparte. O fundamento da ordem, no século XIX, não provinha mais da figura do monarca, mas das Constituições Nacionais. A partir do ano de 1830 e, sobretudo no ano de 1848, vários levantes com forte caráter popular passaram a ocorrer. O próprio conceito de povo, tal como o entendemos hoje, foi desenvolvido nessa época de eferverscência política. O processo de Unificação Italiana, ocorrido na segunda metade do século XIX, inseriu-se nesse contexto.

O Congresso de Viena, realizado entre 1814 e 1815, quando o império de Napoleão estava em processo de declínio, dividiu a Península Itálica em vários reinos. No ano de 1848, em meio às convulsivas revoltas que estouraram na Europa, houve, também na Península Itálica, a primeira tentativa de unificação de todos esses pequenos reinos, levada a cabo por Carlos Alberto.

O principal motivo do levante de 1848 era o domínio que o Império Austríaco exercia sobre os italianos, que ainda eram tratados como súditos. O fracasso do empreendimento de Carlos Alberto contra o Império Austríaco e a ruína do primeiro esboço de Estado Nacional Italiano levaram as lideranças da geração seguinte a buscarem alianças com outras potências, como França e Grã-Bretanha, para lutarem contra a Áustria e a sua aliada histórica, a Rússia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses novos líderes eram Vitor Emmanuel II, filho de Carlos Alberto, Camilo di Cavour, Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi. Os dois primeiros eram representantes da nobreza e da alta burguesia dos reinos italianos, principalmente do reino de Piemonte. Os outros dois representavam a pequena burguesia e as classes populares. Garibaldi, em especial, liderava o exército dos “Camisas Vermelhas”, que teve um papel fundamental no processo de unificação.

Tal como ocorreria com a Unificação Alemã alguns anos mais tarde, as guerras moldaram o formato da nação. O Conde Camilo di Cavour liderou um projeto, conhecido como Risorgimento (Ressurgimento), que pretendia contemplar todos os anseios divergentes. O reino de Piemonte, ao qual Cavour estava ligado, liderou a unificação.

Ao longo da década de 1860, uma sucessão de guerras e de alianças foi necessária para a Itália torna-se um só Estado. Em 1870, o processo estava praticamente concluído. Foi nesse mesmo ano que foi deflagrada a Guerra Franco-Prussiana, que resultaria na Unificação Alemã.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Cláudio Fernandes

Artigos relacionados

26 de Outubro – Criação da Cruz Vermelha

Saiba mais sobre a criação da Cruz Vermelha e que importância isso teve e ainda tem no contexto internacional.

Carbonários

Fique sabendo quem foram os carbonários e que importância tiveram no cenário político italiano do século XIX.

Guerra Franco-Prussiana

Saiba o que foi e como ocorreu a Guerra Franco-Prussiana, bem como conheça as consequências desse conflito.

Otto von Bismarck e a Unificação Alemã

Neste texto você irá encontrar informações sobre o processo de Unificação Alemã.