Vírus de computador

Vírus de Computador


Alguns cuidados são necessários para manter o computador livre das pragas virtuais.

 

Na informática, chamamos de vírus de computador aqueles programas criados para provocar algum tipo de dano aos computadores e que, semelhantemente aos vírus biológicos, podem se reproduzir e aumentar seu poder de contaminação. Acredita-se que o primeiro vírus da história surgiu em 1986 e se chamava Brain. O mesmo danificava o setor de inicialização do disco rígido. Entretanto, o título de primeiro código malicioso é dado ao Elk Cloner, criado 1982 por um jovem estudante estadunidense de apenas 15 anos.

Os atuais vírus de computador geralmente são criados através de scripts e de funções de macro de determinados programas. Entretanto, hoje em dia existem sites ilegais que vendem as pragas de computador já prontas. Existem diversos tipos de vírus, cada um com suas próprias características:

Trojan: Praga que faz com que o computador infectado seja controlado por comandos externos. Atualmente, a principal finalidade dos trojans é o roubo de dados confidenciais do usuário.
Worm: É caracterizado pelo seu alto poder de contaminação. Geralmente não provoca graves danos ao sistema.
Hijackers: Programa que altera e “seqüestra” os navegadores da internet, impondo suas próprias configurações e impedindo o usuário de alterá-las.
Keylogger: Vírus que arquiva de forma oculta tudo o que foi digitado pelo usuário, com o fim de obter senhas pessoais.

A principal forma de se proteger contra o ataque das pragas virtuais é ter instalado um bom antivírus no computador e que este ofereça uma proteção em tempo real. Também é extremamente necessário manter o sistema operacional atualizado, uma vez que as atualizações corrigem possíveis vulnerabilidades do sistema.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Tiago Dantas

Artigos relacionados

Vírus são seres vivos ou não vivos?

Você já se perguntou se os vírus são seres vivos ou não vivos? Clique aqui e entenda um pouco mais sobre essa difícil questão que ainda divide e intriga o mundo científico. Esses organismos apresentam características bastante peculiares, que estão relacionadas com a estrutura e a reprodução.