Alunos Online


Frações equivalentes

Frações equivalentes são aquelas frações que correspondem ao mesmo valor numérico, isso significa que representam a mesma quantidade fracionária. Por exemplo . Como pode ser observado na figura a seguir, essas frações são iguais, já que representam a mesma quantidade.

Frações que equivalem ao mesmo valor numérico

Podemos obter frações equivalentes apenas multiplicando ou dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número diferente de zero. Assim, na fração , se multiplicarmos o numerador e denominador por 2, 3 ou 10, temos, respectivamente:

Podemos também utilizar a operação de divisão, assim .

Desse modo, podemos escrever  e, além dessas, podemos obter infinitas frações equivalentes, já que tempos infinitos números que podem ser multiplicados ou divididos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante lembrar que qualquer fração pode ser escrita de formas equivalentes e que, ao calcular uma fração equivalente, sempre utilizamos o mesmo número para multiplicar ou dividir tanto o numerador quanto o denominador, somente assim pode-se garantir que o valor numérico não foi alterado. Isso ocorre porque quando multiplicamos e dividimos pelo mesmo número, estamos apenas multiplicando por 1. Se, por alguma desatenção, multiplicarmos ou dividirmos o numerador e o denominador por valores diferentes, a fração obtida não será uma fração equivalente e, portanto, não se pode manter a igualdade.

 


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Frações equivalentes: diferentes representações da mesma quantidade

Frações equivalentes: diferentes representações da mesma quantidade

Por: Franciely Jesus Guedes