Alunos Online


Frações

Fração é a representação de uma divisão, significa dividir um todo em várias partes.

Por: Camila Garcia A soma das partes é igual ao todo

A soma das partes é igual ao todo

Fração é uma parte de um todo, fragmento de algo. Toda fração surge da razão (divisão) entre dois números inteiros diferentes de zero. É representada por:

a  Denominador
  b  Numerador      

Por exemplo, você e mais três amigos foram comer uma pizza, dividiram-na em quatro pedaços, então cada um ficou com ¼ (um quarto) da pizza, 1 representa a pizza inteira e 4 é o número de pedaços em que ela foi dividida.

 

 

Pizza fracionada
Pizza fracionada

Tipos de frações

→ Fração Própria

São aquelas frações que representam parte do inteiro, ou seja, representa um valor maior que zero e menor que um: ½, ¼, ¾.

→ Fração imprópria

Como o nome já diz, não possui as características de uma fração própria, é a fração que possui numerador maior que o denominador: 4/2, 5/3, 20/7.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Fração aparente

Aparentes são aquelas frações em que o numerador é um múltiplo do denominador, por isso parece ser uma fração, mas é um número inteiro: 8/2, 0/3, 10/5.

→ Frações Equivalentes

São aquelas que representam partes iguais do todo. Então, ao multiplicarmos o numerador e o denominador por um número natural qualquer, teremos como resultado várias frações que podemos definir como equivalentes: 100/50, 50/25, 10/5, são iguais a ½.

→Número Misto

São aqueles números que possuem propriedade de Fração e número inteiro ao mesmo tempo: 5 ½, 9 ¼.


Por Camila Garcia
Graduada em Matemática


Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto: