Alunos Online


Ilusão de ótica

A ilusão de ótica está presente em desenhos e pinturas confeccionadas na superfície plana. É por causa da ilusão que temos a impressão de que o desenho feito no plano possui profundidade.

Por: Naysa Crystine Nogueira Oliveira A ilusão de ótica ocorre quando um desenho nos dá a sensação de ser tridimensional

A ilusão de ótica ocorre quando um desenho nos dá a sensação de ser tridimensional

A geometria estuda formas e estruturas e é divida em geometria plana e espacial. Está presente em muitos objetos, utensílios e construções arquitetônicas da sociedade. Algumas formas geométricas desenhadas no plano causam ilusão de ótica, que é provocada, na maioria das vezes, pela perspectiva.

A perspectiva utilizada em desenhos ou pinturas que provoca a ilusão de ótica é a perspectiva de observação, também chamada de linear ou cônica, e serve para representar o volume dos objetos que só é possível graças às três dimensões: altura, largura e comprimento, que dão a ideia de profundidade. Possuir as três dimensões qualifica o desenho/pintura como sendo tridimensional.

Para utilizar a perspectiva as linhas do desenho devem ser do tipo convergentes (são linhas que tendem a um mesmo ponto), é justamente o traço da linha que dá a ilusão de ótica, de que o desenho feito no plano é tridimensional.

Observando a imagem acima vemos representada a ilusão de ótica de: uma esfera, um cubo e uma pirâmide. Note que o desenho foi feito numa superfície plana e adquiriu características tridimensionais por causa da perceptiva aplicada a ele.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ilusão de ótica também pode ser provocada por formas circulares que lembram circunferências concêntricas, ou seja, circunferencial que possui o mesmo centro, mas raios diferentes. Nessa ilusão de ótica, o centro de todas as circunferências é o mesmo e quando observamos uma imagem desse tipo, temos a impressão de que ela está em movimento. Veja:

Essa imagem passa a sensação de movimentos circulares, o que é uma ilusão de ótica, visto que a imagem está no plano. Isso é possível por causa da disposição dos quadriláteros em circunferências que também passam a noção de profundidade. Nessa figura, todas as circunferências descritas pelos quadriláteros possuem o mesmo centro.

A matemática e a ilusão de ótica estão diretamente relacionadas. Para causar esse tipo de ilusão utilizamos conceitos da matemática, como volume, linhas convergentes, figuras geométricas e estruturas concêntricas.