Alunos Online


Progressões

Por: Marcelo Rigonatto

Progressões são sequências numéricas que apresentam determinada regularidade ou padrão.  Em nosso cotidiano encontramos vários grupos que são uma sequência, por exemplo: as numerações das casas obedecem a uma sequência, a ordem dos nomes em uma lista telefônica, a organização dos dias do ano em um calendário, a classificação dos alunos aprovados no vestibular também é uma sequência.
 

O estudo das progressões já era feito antes de Cristo. Há relatos do uso de progressões no Papiro de Ahmés, por volta do século XVII a. C.. Matemáticos discípulos da escola Pitagórica também descreveram algumas progressões através de estudos do som. Eles observaram que a vibração de cordas produzia uma frequência que formava uma sequência numérica, criando então, as escalas musicais.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As progressões são de fundamental importância em situações cotidianas que envolvem a matemática financeira. Podemos relacionar os juros simples com a progressão aritmética e os juros compostos estão relacionados com a progressão geométrica.